Erval Seco/RS passa a contar com a Cooperativa Escolar Cooper Arco-Íris

Iniciativa da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG baseia-se nas competências de cooperação, cidadania e no desenvolvimento de novas lideranças

Com o objetivo de ampliar as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes, vivenciando experiências dos valores e princípios do cooperativismo, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG desenvolve o programa Cooperativas Escolares. Um dos municípios contemplados com a iniciativa é Erval Seco/RS, que no dia 14, fundou a Cooper Arco-Íris, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Balbino Pereira dos Santos, na Vila Arco-Íris. Estiveram presentes, autoridades e lideranças locais, além da comunidade escolar e representantes do Sicredi.

A professora orientadora, Adriane Ahlert, avalia o programa como muito importante para a escola, pois é uma oportunidade de os alunos desenvolverem a autoestima, a oratória, o cooperativismo e a empatia pelas outras pessoas. “O ‘Cooperativas Escolares’ auxilia também dentro da sala de aula em vários conteúdos, inclusive em português, através da elaboração das atas, e em matemática, por meio dos aprendizados com o livro caixa. Então, o Sicredi está de parabéns por esta grande iniciativa, porque entendo que investir em educação e em formação faz uma enorme diferença na vida das pessoas”, frisa Adriane.

Da mesma forma, o presidente da Cooper Arco-Íris, Gabriel Camargo, está muito feliz com os resultados que está alcançando. “Tudo o que já aprendemos está sendo muito útil na nossa vida agora e na fase adulta acredito que será também. Desejei ser presidente para poder cooperar mais entre amigos e colegas, e também aprender com as funções dentro da Cooperativa. Tanto que uma de nossas propostas é promover momentos de estudos para aprofundar as experiências sobre cooperação e cooperativismo. Por isso, acho incrível esta iniciativa do Sicredi, pois vamos acumular muito conhecimento”, espera o presidente.

Esta evolução dos alunos, está sendo sentida também pela embaixadora das Cooperativas Escolares, colaboradora Elizandra Aparecida Bertuol.

- Os associados estão muito envolvidos e é notório o desenvolvimento deles com o passar do tempo. Estão sendo protagonistas, interessados em conhecer, pesquisar, identificar necessidades da comunidade e da escola, tomar decisões. Tenho certeza que, depois de todos estes aprendizados, eles farão uma grande diferença na vida da comunidade, até porque estão sendo estimulados a serem líderes e a empreender, características que serão úteis na vida profissional e pessoal também. É o Sicredi mais uma vez apostando no desenvolvimento das pessoas”, resume Elizandra.

O programa

A iniciativa está presente na Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG desde 2018, já tendo sido fundadas Cooperativas Escolares em Erval Seco/RS, Planalto/RS, Palmitos/SC, São Carlos/SC, Rodeio Bonito/RS, Seberi/RS e Maravilha/SC.

O programa é destinado a escolas municipais, a alunos do 6º ao 9º anos. A metodologia é baseada em jogos cooperativos gamificados, para facilitar a aprendizagem da criança e do adolescente. Através das fases desta metodologia, eles vão aprendendo sobre cooperativismo, são desafiados a encontrar um problema na comunidade para atuarem como voluntários, são incentivados a criar a marca/logo, a bandeira e o nome da Cooperativa. O programa está baseado na sua plenitude nas competências de cooperação, cidadania e no desenvolvimento de novas lideranças que é o que a sociedade precisa.

Veja também

Publicado há 1 mês, em 11/10/2024

Cooperativa Escolar de Erval Seco/RS participa de curso de trufas

Publicado há 12 meses, em 15/12/2023

Fundada a primeira Cooperativa Escolar do Sistema Sicredi em Minas Gerais

Publicado hoje - 10/12/2024

Sicredi Conexão paga R$ 20 milhões em juros ao capital aos associados