Mostras Pedagógicas do Programa "A União Faz a Vida" celebram protagonismo e cooperação
Iniciativa promovida pela Sicredi Conexão destaca o impacto da educação cidadã nas comunidades e fortalece laços com o cooperativismo
Com criatividade e aprendizado, estudantes dos municípios que integram o programa A União Faz a Vida (PUFV), da Sicredi Conexão, realizaram as mostras pedagógicas em suas respectivas escolas, promovendo ainda mais os valores da cidadania, cooperação e interação entre a comunidade escolar e a sociedade.
Considerado o ponto alto do programa no ano, durante as apresentações, crianças e adolescentes compartilharam suas experiências em iniciativas desenvolvidas em 2024, abordando temas relevantes para suas realidades. A atividade vai além do aprendizado acadêmico, formando cidadãos mais conscientes, criativos e engajados, como explica a analista de cooperativismo da Sicredi Conexão, Jaqueline Cheffer Somavilla.
– As mostras são momentos de celebração do esforço coletivo e do aprendizado. Elas simbolizam o impacto transformador do programa A União Faz a Vida na construção de uma educação cooperativa e cidadã. Ver o brilho nos olhos dos alunos e a participação ativa da comunidade reforça nossa missão de transformar vidas por meio da educação –, destacou a analista de cooperativismo do empreendimento.
O programa é realizado em parceria com escolas e gestores municipais, e estimula práticas pedagógicas inovadoras, conectando o ensino às demandas da sociedade e promovendo um aprendizado mais significativo. Em 2024, o PUFV atuou em Rodeio Bonito, Erval Seco, Seberi, Vista Alegre, Taquaruçu do Sul, Frederico Westphalen e Ametista do Sul, no Rio Grande do Sul, e em São Carlos e Maravilha em Santa Catarina. Ao todo, cerca de 55 escolas participaram das iniciativas, envolvendo aproximadamente 800 crianças e adolescentes em mais de 360 projetos.
- Para nós, da Sicredi Conexão, o engajamento nas mostras pedagógicas evidencia a força do cooperativismo como agente de transformação, ao unir educação e cooperação, construímos juntos um futuro mais próspero e sustentável para nossas comunidades -, concluiu Jaqueline.