Sicredi contribui para o desenvolvimento dos negócios em Santa Catarina
Estudo da FIPE aponta impacto positivo do cooperativismo de crédito para o desenvolvimento regional
O modelo cooperativista de crédito tem se destacado como um importante impulsionador do desenvolvimento no Brasil. É o que aponta recente estudo conduzido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), que avalia os impactos econômicos e sociais das cooperativas de crédito no país. Conforme o levantamento, a presença de cooperativas de crédito está associada a um incremento médio de R$ 3.852 no PIB per capita dos municípios. Além disso, observa-se a geração de 25,3 empregos formais a mais por mil habitantes e um aumento de R$ 115,4 na massa salarial média por habitante.
“Os dados reforçam o papel estratégico do cooperativismo de crédito como agente de desenvolvimento sustentável no Brasil. O estudo da FIPE comprova que, além de oferecer acesso a soluções financeiras, as cooperativas geram um ciclo virtuoso de crescimento econômico, arrecadação e geração de renda nas comunidades onde atuam. No caso do Sicredi, são mais de 245 pontos de atendimento em Santa Catarina, o que demonstra o interesse em estar próximo ao associado. Isso representa 60% de cobertura do território catarinense”, explica o presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port.
O estímulo ao empreendedorismo também é evidente, com a abertura de 3,2 novos estabelecimentos por mil habitantes nas regiões atendidas. Os benefícios não param na economia, uma vez que as cooperativas também colaboram para a redução da pobreza e o avanço da educação. Os dados mostram uma redução de 20,5 famílias por mil habitantes no Cadastro Único, e de 12,3 famílias pobres por mil habitantes nos municípios atendidos.
Fortalecendo negócios no oeste catarinense
Para a associada Sidônia Batistti, de Pinhalzinho/SC, o Sicredi foi muito mais que uma instituição financeira: foi um verdadeiro parceiro na trajetória de crescimento de sua empresa. Associada desde o primeiro ano da cooperativa no município, Sidônia conta que, com o apoio do Sicredi, foi possível construir a sede própria da empresa, permitindo dar o primeiro passo rumo à expansão dos negócios.
“Desde o início, tivemos um relacionamento próximo e de confiança com a cooperativa. Meu pai sempre valorizou instituições nas quais pudesse confiar, e o Sicredi nos mostrou que acreditar no empreendedor local faz toda a diferença. Com o apoio na construção da nossa sede, conseguimos iniciar uma trajetória de crescimento estruturada e segura”, afirma Sidônia.
O relacionamento com a cooperativa se estendeu ao longo dos anos, abrangendo soluções financeiras completas, como folha de pagamento, seguros, maquininha de cartão e demais movimentações do dia a dia da empresa. O Sicredi também se manteve presente em momentos estratégicos de expansão. Em 2019, quando a empresa planejava uma nova etapa de crescimento, a cooperativa esteve ao lado da associada, mesmo diante de desafios como a pandemia.
“Mais do que o apoio financeiro, o que realmente faz diferença é o relacionamento próximo e personalizado. O Sicredi nos ajudou a transformar sonhos em realidade, acreditando na nossa capacidade e contribuindo para que pudéssemos investir, crescer e gerar oportunidades de emprego e desenvolvimento para a região”, finaliza Sidônia.
O Sicredi acredita nas pessoas e nas empresas locais, fomentando o empreendedorismo, fortalecendo a economia das cidades e construindo um ciclo de desenvolvimento sustentável para toda a comunidade. Vá até a agência mais próxima do Sicredi e conheça as soluções financeiras que podem contribuir com o crescimento da sua empresa.