“A alegria dos pais é ter os filhos por perto”

João Idano Raimundi e Véra Raimundi de Cerro Grande/RS tem uma história de sucessão familiar – os dois filhos estudaram e voltaram para ajudar na propriedade

Com o passar dos anos, uma das preocupações das pessoas de mais idade e que moram no interior é como conseguirão dar sequência aos trabalhos nas áreas onde residem e produzem, já que parte dos filhos vai para outras cidades estudar, arrumar emprego e decide não voltar para casa ajudar os pais. Mas esta não é a realidade de João Idano Raimundi e da esposa Véra Raimundi, moradores da linha Esquina Raimundi, em Cerro Grande/RS. Os dois filhos – Luiz, 26 anos, que fez o ensino médio, e Andrei, 24 anos, que concluiu o curso em Técnico Agrícola – estudaram e quiseram voltar à propriedade.

– Quando os dois resolveram que iam ficar na roça, os incentivei a irem estudar mais e arrumarem outros empregos, porque o serviço na lavoura é sofrido. Mas entendendo o gosto deles pelo que já faziam quando estavam morando com nós e depois de ter participado de um evento que o palestrante falou da necessidade da sucessão familiar, além de que me dei conta que precisava deles para me ajudarem, analisei que o melhor era que ficassem conosco e nos auxiliassem a prosperar – conta o pai.

Com a volta dos filhos, a família, que atualmente investe em grãos, decidiu comprar mais terras e também adquiriu maquinários compatíveis com a necessidade para a produção.

Com o passar do tempo, João viu o quão importante é ter Luiz e Andrei próximos. “A alegria dos pais é ter os filhos perto. Precisamos muito deles e sinto confiança em saber que vão tocar a propriedade. Eles têm grande parte de tudo o que já construímos e isso me dá uma alegria imensa. Sempre conversamos muito sobre os investimentos e os oriento a terem os ‘pés no chão’ e um olhar no futuro. Acredito que o importante não é tanto ter e sim viver. Hoje, tenho certeza que eles não precisam sair daqui, pois são felizes com o que fazem e nós mais ainda por tê-los de volta”, assegura o pai.

O filho Andrei reforça que sempre gostou de trabalhar na lavoura e resolveu ir fazer o Técnico Agrícola para ter mais conhecimento e aplicá-lo na propriedade. “Graças a Deus estamos bem estruturados e quero no futuro seguir assim, trabalhando e tendo mais conquistas. O pai e a mãe são meu orgulho pelo amor que eles têm pelo que fazem, pelo esforço em sempre trabalhar bem e pelos ensinamentos que nos passam. Serei eternamente grato e, por isso, quero ficar perto dos meus pais. Eles são inspiração na minha vida”, afirma Andrei.

O Sicredi

João é associado do Sicredi há mais de 25 anos e diz que com o passar dos anos formou uma verdadeira parceria com a Cooperativa, pois a instituição o ajuda em tudo o que precisa, inclusive no desenvolvimento da propriedade. “Além de sermos bem atendidos, os colaboradores nos orientam sobre os investimentos que precisamos fazer. É uma relação de confiança e, por isso, toda nossa família é associada e continuará sendo”, frisa o produtor.

Sobre a parceria, a gerente da agência local, Gislaine Casia Cavazin, salienta que o Sicredi sempre apoia na produção de grãos e na compra de maquinários para desenvolver a propriedade. “Os apoiamos financeiramente para que evoluam, pois os produtores rurais é que garantem a sustentabilidade dos municípios da região”, disse a gerente, acrescentando que a família é um modelo. “Além de trabalharem muito bem, são exemplo de sucessão familiar. Os pais deram bons conselhos, educaram, incentivaram o estudo e os filhos retornaram à propriedade, porque é aqui que se sentem bem, querem ficar e garantir o futuro”, conclui Gislaine.

Veja também

Publicado há 11 dias, em 11/11/2024

Sicredi Conexão supera os 6 mil associados em Maravilha/SC

Publicado há 18 dias, em 04/11/2024

Sicredi Conexão apoia Polícia Civil de Maravilha/SC com aquisição de armamento

Publicado hoje - 22/11/2024

Pix Parcelado já está disponível para associados do Sicredi