A necessidade de se reinventar é foco de palestra
Encerrando as atividades do programa A União Faz a Vida de 2020, Rossandro Klinjey fala da transformação que a escola passa na pandemia
Um ano desafiador e cheio de transformações direcionou docentes a se reinventarem para continuar com a arte de ensinar. Com mais de 1,3 bilhão de alunos em casa em todo o Brasil, professores precisaram desenvolver novas habilidades, entre elas, apresentar aulas de suas casas. Este assunto foi o tema da palestra do escritor, psicólogo e mestre em saúde coletiva, Rossandro Klinjey, ministrada de forma digital, na quarta-feira, 16, transmitida pelo Youtube da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG. A programação, que foi mediada pelo gerente de Relacionamento da Cooperativa, Fernando Buriol, encerrou as ações do Projeto Abelhas Fora da Caixa, vinculado ao Programa A União Faz a Vida.
Rossandro elogiou a forma inovadora que os educadores estão desenvolvendo o processo de ensino-aprendizagem, pois estão deixando sua marca e sua parcela de contribuição. “Os docentes estão sendo verdadeiros heróis – com reconhecimento, inclusive, dos pais de seus alunos –, pois conseguem transformar vidas, mesmo à distância, buscando soluções e fazendo o seu melhor todos os dias”, destacou o palestrante.
Um dos participantes foi Arceli Sadi Lamb, professor da Escola Rui Barbosa, de Frederico Westphalen/RS. O docente avaliou positivamente a palestra, pois o fez ver o quão importante foi 2020. “Este ano nos mostrou um mundo em transformação, mas com muitos resultados positivos, pois conseguimos avaliar a importância da construção realizada por todos nós. Para mim, foi uma das maiores experiências, tanto na questão profissional como pessoal”, assegura Lamb.
O programa
Há 25 anos, o A União Faz a Vida é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi. Na Cooperativa, ele é desenvolvido há 21 anos, atuando em 12 municípios em 2020, com mais de 7,4 mil alunos, 750 professores e 70 escolas envolvidas.
Ao longo deste ano, especialmente por conta da pandemia, o programa inovou e lançou o Projeto Abelhas Fora da Caixa, que, atendendo aos anseios dos profissionais da educação, promoveu 21 formações digitais, além de identificar in loco a realidade de cada instituição de ensino que atualmente integra o programa.
O Abelhas Fora da Caixa motivou e renovou o formato do desenvolvimento de projetos, os quais contabilizaram mais de 100 ações entre as escolas participantes.