Associadas da Sicredi Conexão participam de programa piloto de capacitação no agronegócio
Projeto busca fortalecer o papel das mulheres nas propriedades rurais por meio de práticas agrícolas sustentáveis
Com o objetivo de fortalecer o protagonismo das mulheres nas propriedades rurais, as associadas da Sicredi Conexão iniciaram a participação em um programa piloto de capacitação na região norte do Rio Grande do Sul, o “Elas no Campo”. A realização do projeto acontece em uma parceria com a Finance in Motion e eco.business Fund, tendo duração de 18 meses, por meio de visitas técnicas e consultorias especializadas para 16 associadas dos municípios gaúchos de Taquaruçu do Sul, Vista Alegre e Palmitinho.
O programa se destaca por focar no fortalecimento do protagonismo feminino dentro do setor agrícola, capacitando as participantes que administram as propriedades de pequeno e médio porte, para adotar práticas agrícolas sustentáveis e expandir suas oportunidades de comercialização. Para isso, serão ofertadas ferramentas para que as associadas possam tomar decisões mais assertivas e melhorar a eficiência de suas propriedades. Além disso, a consultoria também visa promover a diversificação das atividades agrícolas, ampliando as fontes de renda das famílias envolvidas.
A presidente da Sicredi Conexão, Angelita Marisa Cadoná, reforçou a importância do projeto para a evolução do agronegócio e para o papel das mulheres no setor. “O agro é fundamental para o desenvolvimento de todo o país, e, desde sempre, as mulheres têm envolvimento com as propriedades, mas atualmente, com muito mais protagonismo. Para nós, poder contribuir com este momento de consultorias às associadas trata-se de uma oportunidade para um olhar mais analítico e de evolução.”, ressalta.
Entre as participantes, Fernanda Gazola, associada de Palmitinho, expressou sua satisfação com a iniciativa. “Fiquei extremamente feliz por essa oportunidade, porque era algo que estava faltando em nossa propriedade e, com essa consultoria, vamos poder tomar decisões melhores”, ressaltou.