Caiçara/RS: Feira do Livro conta com o apoio do Fundo de Desenvolvimento Regional
Cerca de 5 mil pessoas passaram pelo evento, organizado pela EEEF Caiçara
O Fundo de Desenvolvimento Regional da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG vem proporcionando a realização de diversas iniciativas que agregam conhecimento às comunidades, nos três Estados de atuação da Cooperativa. Em Caiçara/RS, a Feira do Livro organizada pela Escola Estadual de Ensino Fundamental Caiçara, foi um dos projetos aprovados deste ano, beneficiando centenas de pessoas.
Realizada entre os dias 28 de agosto e 2 de setembro, neste ano a Feira do Livro chegou a sua 8ª edição e contou com a presença de mais de 5 mil pessoas durante o evento. Ao longo da programação, a iniciativa teve a participação de escritores locais, apresentações artísticas e culturais, aulas de piano, contação de histórias, homenagens a ex-diretores da instituição, entre outras atrações. De acordo com uma das organizadoras do evento e diretora da escola, Izaleia Dalmolin, o apoio da Cooperativa foi fundamental para a feira.
– O recurso que conseguimos via Fundo foi o que alavancou o projeto da Feira do Livro em 2022. A nossa feira começou muito pequena, com a venda apenas de alguns livros e uma livraria participando lá no início, e nesse ano, nós quisemos fazer um evento maior ainda, tendo em vista que o município não possui uma Feira do Livro. Sem o Fundo, não teria acontecido a Feira do Livro da escola neste ano – ressaltou a diretora.
O Fundo de Desenvolvimento Regional
Por meio de apoio financeiro a projetos, o intuito do Fundo de Desenvolvimento Regional é que as iniciativas possam contribuir com a agregação de renda e com a melhoria da qualidade de vida dos envolvidos.
Ao longo deste ano, entidades locais e regionais, associações e instituições de ensino com e sem fins lucrativos, tiveram a oportunidade de cadastrar projetos de ação social. Atualmente, os projetos estão em fase de execução, com término previsto para 30 de novembro. Já a prestação de contas deve ser feita até dia 30 de dezembro. Em 2022, o valor designado ultrapassa os R$ 2,8 milhões, valorizando 236 projetos nos três Estados.