Cerro Grande/RS: Projeto voltado à criação de abelhas recebe ajuda do Sicredi
Meliponário instalado no Colégio Estadual Dr. Dorvalino Luciano de Souza visa à preservação ambiental e à produção de mel
Despertar nos estudantes e na comunidade em geral a necessidade de cuidar do meio ambiente, foi o principal objetivo de professores do Colégio Estadual Dr. Dorvalino Luciano de Souza, de Cerro Grande/RS, quando decidiram implantar o Projeto “A Doce Sabedoria Meliponícola”.
A ideia surgiu pela preocupação que a equipe da escola tem em garantir a sustentabilidade, reaproveitando os recursos naturais e, também, disponíveis na própria instituição de ensino, desenvolvendo a cultura ambiental nos alunos. De acordo com o diretor do colégio, Eleandro Moi, alguns docentes tiveram conhecimento da atividade meliponicultura, que é o cultivo de abelhas sem ferrão, e decidiram implantar a técnica na escola.
– Para colocar a ideia em prática, inscrevemos o projeto no Fundo de Desenvolvimento Regional da Sicredi Conexão e trabalhamos na inserção do meliponário. A ajuda da Cooperativa possibilitou a aquisição de máquinas e equipamentos para que o processo todo seja desenvolvido dentro da instituição –, conta o diretor. Ao saber da possibilidade da produção envolvendo as abelhas, os alunos também se engajaram na iniciativa.
– Quando o professor Leandro nos apresentou o projeto, entendemos sua relevância e fomos em busca de mais informações. Visitamos a casa do produtor Claudino Bulegon, vimos o meliponário que ele mantém e recebemos instruções de como poderíamos obter melhores resultados com a atividade. A partir disso, começamos a parte mais prática, limpando o galpão, fazendo iscas e colocando elas no espaço do colégio para conseguirmos mais espécies e, assim, produzirmos mais mel – relata o estudante Maicon Rodrigues.
A obra
Para conseguir desenvolver o projeto, o grupo precisava de um espaço adequado. Então, decidiu adaptar um galpão na escola que estava sendo usado para estoque, como explica o professor Alberto Moi.
– Com o auxílio da Cooperativa também conseguimos fazer a substituição do telhado e da rede elétrica, entre outras melhorias necessárias. Aos poucos estamos buscando parcerias com entidades privadas do município para ir estruturando a parte interna, com a instalação de máquinas, bancada, pia e o que mais for necessário para o desenvolvimento de atividades práticas, com qualidade e segurança. Pelo grande interesse dos alunos, temos certeza do quão importante este projeto será para eles e o quanto o cuidado com o meio ambiente ficará mais latente na vida de cada envolvido – frisa o docente.
O Fundo
Um dos propósitos da Sicredi Conexão é investir no desenvolvimento da comunidade onde está inserida, por isso, a Cooperativa mantém o Fundo de Desenvolvimento Regional, que estimula a realização de projetos em diversas áreas, apoiando iniciativas que contribuem para a transformação econômica, social e ambiental nas regiões em que atua.
Se você faz parte de uma entidade ou desenvolve ações que beneficiam sua comunidade, leia o regulamento e inscreva seu projeto no site sicrediconexao.com.br/fundo. As inscrições seguem até o dia 31 de maio.