Com investimento em bacia leiteira, família de Seberi/RS garante sucessão rural
Em 20 anos, os produtores que iniciaram na atividade com três vacas ordenhadas à mão, atualmente contam com mais de 100 animais no sistema compost barn
Ter os filhos por perto também depois de crescidos é o desejo da maioria dos pais e conseguir que eles deem sequência ao trabalho desempenhado pela família, é um sonho recorrente. Esta aspiração dos agricultores, Mauro Chemin e Marli Bottene Chemin, moradores da comunidade de Lajeado Poncio, Seberi/RS, está se concretizando. Com investimentos significativos em bacia leiteira, os filhos, Marco Antônio e Eduarda, decidiram permanecer na propriedade, garantindo a sucessão rural.
Há 20 anos, Mauro iniciou na atividade leiteira com três vacas – que eram de sua mãe – ordenhadas à mão, em um pequeno galpão distante da residência onde moravam. Com o passar do tempo, a família conseguiu adquirir outras, chegando a 15 animais.
– Como queríamos ampliar o negócio, optamos por instalar o sistema compost barn (grande espaço físico coberto para descanso das vacas, revestido com serragem e sobras de corte de madeira), pensando também no conforto dos animais. Com isso, atualmente estamos com mais de 160 fêmeas, destas 80 estão em lactação, e queremos evoluir. E para nossa alegria, vendo o investimento, os nossos filhos se animaram e decidiram ficar na propriedade, nos ajudando. Tenho muito orgulho dos dois, pois são ótimos filhos, e além de estudarem, se dedicam a nos apoiar e a contribuir com o aumento da produção – conta Mauro.
O carinho pelos pais é demonstrado também pela filha Eduarda. “O pai e a mãe são tudo nas nossas vidas. Sou muito grata a tudo que sempre fizeram e fazem por nós. E este investimento no compost barn, foi uma forma deles nos incentivarem a permanecermos no meio rural, dando sequência a atividade que eles iniciaram e que queremos continuar”, frisa Eduarda.
Da mesma forma, o filho Marco Antônio tem gratidão pelo empenho dos pais na sua educação e formação. “Eles nunca mediram esforços para que estivéssemos bem, mesmo sempre trabalhando bastante. Seguindo o exemplo deles, decidi fazer o curso Técnico em Agropecuária para me capacitar e me especializar na área agrícola e, assim, contribuir ainda mais para o crescimento da nossa propriedade”, ressalta o filho.
Para alcançar esta evolução, a família contou com o apoio do Sicredi e da Cotrisal. O consultor técnico da Cotrisal, Maicon José Galupo, assegura que acompanhou a propriedade durante todo o período de transição, desde quando era sistema a pasto, até hoje que é compost barn. “A transição e preparação dos animais para ingressar nesse novo sistema de produção foi cerca de um ano e meio e a família sempre esteve muito empenhada para alcançar o que projetou. Desempenhamos nosso trabalho para atender agricultores, como o Mauro que luta e trabalha para conquistar o que deseja, e estamos sempre prontos a apoiá-los nas suas iniciativas”, garante o consultor técnico.
Igualmente, o colaborador da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, Rogério Taffarel, está feliz por poder, através da Cooperativa, realizar o sonho da família. “Sempre que conseguimos contribuir com o desejo de quem precisa, ficamos contentes, pois este é um dos nossos propósitos, ajudar no desenvolvimento dos associados. Ver a família estruturada e sendo próspera na atividade, é uma grande satisfação para nós”, justifica.
O apoio do Sicredi é mencionado também por Marco Antônio. “Sem a ajuda da Cooperativa de Crédito, não teríamos conseguido fazer este investimento, implantando este sistema de produção. Estamos realizados pela instituição ter confiado em nós e no nosso sonho, auxiliando na nossa evolução”, finaliza Marco Antônio.