Entidades de MG recebem recursos da ação Juntos Fazemos o Bem
O valor total arrecadado pela ação ultrapassa os R$ 2,5 milhões nos três Estados
A ação solidária Juntos Fazemos o Bem, da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, é uma iniciativa que busca apoiar entidades regionais. Ao realizar suas aplicações financeiras, o associado indica uma entidade de sua escolha, a qual receberá uma doação financeira da Cooperativa, sem ônus ao associado. Somente em 2022, o valor destinado a instituições cadastradas supera R$ 740 mil, com repasses feitos nos meses de abril, e agosto, além de mais uma entrega prevista para dezembro.
Em Minas Gerais, uma das entidades contempladas é o Movimento Social de Promoção Humana, uma ONG que atende mais de 500 crianças em situação de vulnerabilidade social, em Pouso Alegre/MG.
A diretora Gabrielle Faggiani, cita que o Movimento existe há 64 anos e, atualmente, a prefeitura ajuda com verbas mensais, mas a entidade ainda precisa de doações para desenvolver seu trabalho. “Conseguir este apoio financeiro através do Sicredi é muito importante, porque como temos muitos alunos, precisamos estar sempre em busca de ajuda para melhor atendê-los. Então, este valor é fundamental”, comenta Gabrielle.
Da mesma forma, o assistente administrativo da ONG, Paulo Ricardo Nascimento, justifica que a parceria, por meio da Juntos Fazemos o Bem, é essencial para a continuidade das atividades. “Usaremos este dinheiro nas melhorias da estrutura física das duas creches e vamos fortalecer algumas atividades que já realizamos. Além disso, também fomos contemplados pelo Sicredi com palestras sobre educação financeira para as professoras. Então, com frequência estamos desenvolvendo atividades juntos, o Movimento e a Cooperativa, e somos muito gratos por tudo isso”, ressalta Nascimento.
A ação solidária e seus benefícios às entidades foi mencionada também por Bruna Salvador, mãe de uma das alunas do Movimento. “Se todas as empresas pudessem olhar com carinho a estas instituições, assim como o Sicredi faz, o mundo com certeza estaria bem melhor. Sabemos que algumas crianças não têm alimento em casa e só fazem as refeições na creche, e não têm roupas suficientes nos dias mais frios, entre outras situações que as afetam diretamente. Então, este benefício da Cooperativa ajudou muito o Movimento e, consequentemente, seus alunos. Que alegria poder contar com esta Cooperativa que olha para a sociedade com tanto carinho”, frisa Bruna.
A parceria entre a Cooperativa e as entidades, é mencionada também pela gerente de agência do Sicredi em Pouso Alegre/MG, Talita da Rocha. “Trabalhamos o meio social e o cooperativo, e quando nos aproximamos destas instituições percebemos a importância do nosso real papel. Estamos sempre dispostos a fortalecer o nosso propósito de ajudar no desenvolvimento das pessoas e das sociedades, e por isso, sempre seremos parceiros de ações como esta do Movimento Social de Promoção Humana, que visa contribuir para a fundamentação dos valores dessas crianças”, reforça Talita.
Como funcionam as doações
Os repasses às entidades correspondem aos seguintes percentuais:
- 0,40% sobre novas aplicações com carência para resgate de, no mínimo, 180 dias correspondente nos produtos Sicredinvest, Sicredinvest Flex, Sicredinvest Evolutivo, Sicredinvest Exclusivo e RDC pré-fixado.
- 0,20% sobre novas aplicações com carência para resgate de no mínimo 90 dias correspondente nos produtos acima citados.
- 0,10% sobre novas aplicações no produto Poupança.
Mais detalhes, assim como o regulamento completo e as entidades já cadastradas estão disponíveis no site sicredialtouruguai.com.br/juntosfazemosobem