Frederico Westphalen/RS sedia curso de especialização em homeopatia
Iniciativa conta com a intercooperação entre Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG e Sicredi Região da Produção RS/SC/MG
As ações de intercooperação continuam rendendo novos conhecimentos aos associados da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG. No sábado, 19, produtores rurais dos municípios que integram a região de abrangência do escritório regional da Emater/RS-Ascar, estiveram presentes em Frederico Westphalen para o 10º módulo do curso de especialização em homeopatia. A iniciativa, realizada em parceria com a Sicredi Região da Produção, juntamente com a Associação de Citricultores de Liberato Salzano/RS.
Iniciado em maio de 2021, os primeiros módulos foram realizados no formato digital em razão dos protocolos sanitários, entretanto, nos últimos meses, há um revezamento para que cada módulo seja realizado presencialmente em um município.
– Nos primeiros módulos estudamos os fundamentos e princípios da homeopatia, as escolas homeopáticas, algumas matérias médicas (que são os medicamentos utilizados) e agora estamos com as aulas de experimentação e construção dos medicamentos. Trabalhamos com a preparação de xaropes, pomadas, unguentos e, todas essas partes que incluem a fitoterapia também, que é o objetivo final, o produto que vamos estar utilizando tanto na área vegetal, quanto na área humana – esclareceu a representante da comissão organizadora Luciene Buso.
Uma das participantes desta especialização é a bióloga Kelly Kern, de Vista Alegre, que revela ser um grande aprendizado para a sua atuação profissional – atualmente, Kelly atua como fiscal sanitarista em Palmitinho.
– É muito importante para a minha formação, atualmente estou como fiscal sanitarista no município de Palmitinho, onde a vigilância sanitária promove ações de prevenção a doenças. A homeopatia vai fazer parte da prática diária do meu trabalho e é uma forma de auxiliar a população sobre o uso das plantas. A homeopatia faz isso, conectar com as plantas, consigo mesmo, e aproveitar os benefícios da natureza para promover a saúde – destaca. Após o módulo de Frederico Westphalen, restam cinco cidades para sediar o curso até a sua conclusão, totalizando 15 meses de especialização.
– Daqui pra frente, temos mais um módulo que vai abordar a produção do nosódio da pinta preta, que é uma doença que ataca os citros, e do ácaro da leprose, que é outra doença que ataca bastante também. Então, vamos estar aprendendo a utilizar o problema que a gente tem, para fazer um medicamento. Um dos princípios da homeopatia, é tratar o semelhante com o semelhante, então você vai usar aquilo que te faz mal, para te curar. Para chegar ao final do curso com todas as condições de atuar nesta área – explica Luciene Buso.
O que é homeopatia?
A homeopatia é uma prática integrativa e alternativa de saúde, de baixo custo, que utiliza mecanismos naturais de prevenção e recuperação da saúde, e pode ser aplicada tanto à saúde humana, quanto animal e vegetal, ou ainda na recuperação de solo, água e plantas, melhorando a produtividade e qualidade do microssistema em que é implantada.
A formação, de 430 horas-aula, é ministrada pela Escola Biocentrus de Erechim/RS e certificada pela Universidade Federal de Viçosa, de Minas Gerais. A expectativa é de que a técnica seja amplamente difundida e aplicada em diversas culturas, sobretudo, nos pomares de citrus da região, incentivando a produção orgânica e contribuindo com o desenvolvimento de um projeto de extração de óleos essenciais.