Fruticultura garante renda adicional no campo

Associada do Sicredi em Rodeio Bonito/RS assegura o sustento da família com a plantação de laranjas

O sonho de viver da produção de laranjas, ano a ano vai se concretizando com maior intensidade pela associada da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, Marci Salete Gross, moradora da linha Barra do Pinhal, em Rodeio Bonito/RS. A agricultora iniciou na fruticultura há 22 anos, com apenas um hectare de área cultivada com 500 pés de laranjas, que na época produziam em média mil quilos da fruta por safra. Porém, o desejo de evoluir em produtividade e lucratividade, fez com que ela e o marido, Clair Luiz Gross, há 20 anos se associassem no Sicredi para acessar linhas de crédito destinadas ao custeio das atividades produtivas e investir na melhoria da produção na propriedade. Ao longo do tempo, a Cooperativa financiou insumos, ampliação da área plantada, sistema de irrigação e, recentemente, viabilizou aquisição de um trator agrícola, que era um sonho antigo da família, para facilitar, especialmente, a colheita das laranjas. Com o apoio do Sicredi a família possui, atualmente, quatro hectares e meio de plantação e colhe em média 120 mil quilos da fruta por safra.

– Antes carregávamos nas costas até 250 bolsas de laranja por dia, na época de colheita. Com o trator, conseguimos transportar esta quantidade em cerca de uma hora, o que facilitou muito nossa vida e somos muito gratos por isso – conta Marci.

A produtora diz que tudo o que a família possui de bens, conseguiu com a venda da fruta. “Temos trator, carro, três motos, a terra onde plantamos e a chácara onde moramos, tudo conquistado com a comercialização das laranjas. Devemos isso também ao Sicredi, pois sempre acreditou em nós e, por isso, consideramos a Cooperativa como ‘de casa’, porque somos muito bem recebidos na agência, os colaboradores vêm até nossa propriedade quando precisamos de algum auxílio ou de orientação. Asseguro que somos muito felizes pela parceria que formamos, pelo carinho que os colaboradores têm conosco e não trocamos a instituição por nenhuma outra, pelo motivo que sempre que precisamos nos estendem a mão. Eu entendo que o Sicredi se preocupa com a agricultura familiar, porque quer ver este setor se desenvolver, gerando cada vez mais prosperidade às famílias. Vejo que a Cooperativa apoia o pequeno produtor em tudo o que é possível e isso é fundamental. O Sicredi mudou nossa vida e vai mudar muito mais, porque queremos contar com este apoio para ampliarmos ainda mais a produção e assim conseguirmos desenvolver nossa propriedade, garantindo também mais qualidade de vida a nossa família”, frisa Marci.

 

A Cooperativa

Além do bom atendimento citado por Marci como diferencial da instituição, a família possui outras soluções da Cooperativa, a exemplo da poupança. “Confiamos nesta Cooperativa, porque comprovamos a seriedade do trabalho da equipe quando participamos das assembleias, oportunidade que nos é apresentado o balanço, os investimentos e os planos futuros. Por tudo o que já fez por nós, queremos ser eternamente parceiros do Sicredi”, finaliza a produtora.

Veja também

Publicado há 6 dias, em 12/09/2024

Associado do Sicredi de Iraí/RS é contemplado com R$ 50 mil em …

Publicado há 28 dias, em 21/08/2024

Sicredi cresce acima do mercado e ultrapassa marca de R$ 40 bi …

Publicado há 9 dias, em 09/09/2024

Curso de processamento de frutas é realizado com associadas do Sicredi em …