Manejo do solo é tema de encontro do programa PISA
Atividades práticas foram realizadas em sete municípios da região de abrangência da Sicredi Conexão no Rio Grande do Sul
Com o objetivo de proporcionar novos processos e qualificação aos associados produtores de leite, a Sicredi Conexão apoia o projeto de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários (PISA), que faz parte do programa Juntos para Competir – idealizado pela FARSUL, SENAR-RS e Sebrae-RS. Nas últimas semanas, os primeiros encontros presenciais foram realizados em oito municípios da região de abrangência da Cooperativa no Rio Grande do Sul: Frederico Westphalen, Pinheirinho do Vale, Iraí, Taquaruçu do Sul, Vicente Dutra, Palmitinho, Vista Alegre e Caiçara.
Este foi o primeiro dos quatro encontros previstos para este ano na região na região e, de acordo com o consultor setorial do programa Juntos para Competir, Alberto Freo, o projeto tem promovido inovação nas propriedades.
– A evolução acontece tanto em termos de tecnologia, quanto das práticas, permitindo que o produtor possa produzir o leite através da pastagem, reduzindo a silagem e a ração. Com isso, além da fertilização do solo, há uma carga de trabalho menor ao produtor e um aumento de rentabilidade. Trabalhamos com consultorias individualizadas a cada 60 dias e, além disso, temos encontros presenciais em que nos reunimos com produtores do município para analisarmos os temas e ver, na prática, como tem sido trabalhado. Em Caiçara, discutimos sobre manejo e uso do solo, discutimos as melhores práticas buscando justamente a fertilização do solo – destaca Freo.
Sobre o apoio do Sicredi, o professor considera fundamental, pela Cooperativa, assim como os demais parceiros, se envolverem efetivamente no PISA. “É muito importante contar com a participação das Cooperativas, que junto ao Sebrae-RS, Senar-RS e Farsul, unem forças para trazer novas tecnologias ao produtor”, conclui.
O programa
O PISA foca a sua abordagem na rentabilidade com desenvolvimento econômico sustentável e está alicerçado em bases sólidas, tais como sustentabilidade ambiental, governança compartilhada, resiliência econômica e qualidade de vida aos produtores de leite atendidos. Com cerca de 110 produtores atendidos nestes municípios, a ação é apoiada também pela Cotrifred e Cresol.
Além disso, o PISA também preconiza a transformação pela intensidade de suas consultorias técnicas, tratando cada unidade de produção de acordo com as suas peculiaridades e diversidades, priorizando o ente máster de qualquer sistema produtivo, o solo.