Oficina de Educação Financeira contempla estudantes em Itajubá/MG
Programa foi desenvolvido pelo Sicredi junto à Escola Municipal Doutor Antonio Salomon
De onde vem o dinheiro? Qual a importância do orçamento familiar? Qual é a recompensa ao poupar? Esses foram alguns questionamentos levados aos estudantes do 4º e 5º anos da Escola Municipal Doutor Antonio Salomon, em Itajubá/MG, que participaram da oficina de Educação Financeira promovida pelo Sicredi. A iniciativa ocorreu nos dias 19 e 28 de outubro, envolvendo mais de 50 alunos da instituição.
Segundo a assessora de Relacionamento da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, Jozerlei Cristina Fortes Brandão, a oficina faz parte do programa Educação Financeira e, com as crianças, aborda o tema de forma lúdica, utilizando vídeos e gibis com os personagens da Turma da Mônica. “Abordamos de onde vem o dinheiro, como ajudar no orçamento familiar e o quão importante é eles entenderem que fazem parte desse orçamento familiar. Trazemos também algumas reflexões sobre o futuro, o cuidado com o dinheiro e o quanto é importante fazer algumas economias desde cedo, pensando na realização de sonhos”, explica.
A diretora da escola, Viviani Lopes, destaca que receber esse projeto foi muito significativo e repercutiu em toda a comunidade escolar. “Foi muito bom, as crianças aprenderam muito e, além dos alunos, os professores e todo grupo de funcionários da escola esteve presente. Desde o primeiro encontro, já teve uma repercussão grande na nossa comunidade e para os pais, onde as crianças levaram algo tão importante pra casa. Ficamos muito felizes com esse programa e queremos que continue nos próximos anos para darmos sequência nesse trabalho tão bom aqui na nossa escola”, enfatiza Viviani.
Participaram da ação colaboradores das duas agências do Sicredi em Itajubá, a agência Centro e a agência do Bairro Boa Vista. “A oficina teve como objetivo estarmos próximos das crianças e da escola, levando o conhecimento financeiro e gerando uma proximidade dessas crianças e jovens com o mercado financeiro e, principalmente, terem uma compreensão inicial da gestão financeira, do orçamento familiar e de como podem contribuir com a gestão financeira da sua família. Também tivemos a presença do Poupedi, que fez a alegria da criançada, e o retorno foi muito positivo”, comenta o gerente da agência Itajubá Centro, Leandro Henrique Schiehl.
O Sicredi acredita que a educação financeira deve ser incentivada em todas as idades, pois é um aprendizado fundamental para auxiliar as pessoas a gerenciar sua renda, poupar, investir, garantir uma vida financeira mais tranquila e sustentável. Por isso, desenvolve iniciativas voltadas a esse tema, envolvendo diferentes públicos. Clique aqui para saber mais sobre o programa.