Programa Líder Jovem da Sicredi Conexão forma mais de 340 jovens
Iniciativa promove novas lideranças nos três Estados de atuação da Cooperativa
Com o objetivo de formar líderes e fortalecer o protagonismo jovem nas comunidades onde atua, a Sicredi Conexão concluiu mais uma edição do programa Líder Jovem. A iniciativa capacitou mais de 340 jovens em temas como liderança, cidadania e cooperativismo, impactando municípios nos três Estados de abrangência da cooperativa.
A formatura do programa foi marcada por encontros regionais repleto de reflexões e aprendizados. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, os eventos ocorreram em Frederico Westphalen e Cunha Porã, respectivamente, com a palestra de Eduardo Basso; e em Minas Gerais, o município de Pouso Alegre sediou o encontro, e contou com a palestra da empreendedora Larissa Machado.
Ao longo do programa, os jovens participaram de encontros presenciais e online, além de atividades práticas voltadas ao desenvolvimento de competências essenciais para a liderança. Durante a formação, apresentaram projetos com foco em melhorias para suas comunidades, conectando os conhecimentos adquiridos à transformação local.
Durante um dos momentos, a presidente da Sicredi Conexão, Angelita Marisa Cadoná, ressaltou o impacto transformador da iniciativa. “Estamos há mais de 20 anos incentivando o surgimento de novas lideranças na sociedade. Nosso propósito é transformar as comunidades onde estamos inseridos por meio de conhecimento e atitudes inovadoras. É gratificante acompanhar a trajetória de jovens que passaram pelo programa e, hoje, realizam grandes sonhos como empresários, líderes e cidadãos conscientes. Estamos construindo juntos um legado de impacto positivo e uma sociedade mais próspera — afirmou Angelita.
Uma das participantes, Paola Martins, de Caibi/SC, destacou o impacto do programa em sua vida. “Foi uma experiência única, que me envolveu profundamente. O desenvolvimento de projetos voltados à melhoria da minha comunidade, o aprimoramento do trabalho em equipe e a ampliação da visão sobre o mercado de trabalho foram as partes mais marcantes para mim. Hoje, me sinto mais preparada para tomar decisões importantes e enfrentar mudanças”, relatou Paola.
Ana Vargas, de Frederico Westphalen/RS, destacou o seu crescimento durante a participação no Líder Jovem. “O Líder Jovem foi um grande desafio, pois tivemos que desenvolver autonomia no nosso projeto, mas sempre tivemos todo apoio da equipe profissional para fazermos um belo trabalho. Encerramos o projeto como novas pessoas e sou muito grata por ter feito parte do Líder Jovem”, ressalta Ana.
Além disso, Yasmin Gois Araújo, de Córrego do Bom Jesus/MG, ressaltou a importância que o projeto realizado durante o Líder Jovem teve para o seu município. “Foi uma oportunidade muito grande de conhecer novas pessoas e lugares. Acho que é um projeto que integra os jovens de uma maneira muito especial, por meio de experiências que mudam a vida de todos. Nosso projeto envolveu apresentar a culinária do nosso município, em razão da grande diversidade. Durante os trabalhos, nós mesmos descobrimos lugares que não conhecíamos. Então, toda a experiência do programa foi muito gratificante e, certamente, vamos continuar com o nosso projeto”, conclui.
Sobre o Líder Jovem
O programa Líder Jovem, promovido pela Sicredi Conexão há mais de duas décadas, tem como propósito estimular o empreendedorismo, a liderança e o autoconhecimento entre jovens. Nesta edição, participaram 189 jovens no Rio Grande do Sul, 51 em Santa Catarina e 108 em Minas Gerais. No primeiro semestre de 2024, outros 220 jovens também foram capacitados pelo programa.