Projeto envolve crianças de Cunha Porã/SC e o cuidado com a natureza
Pomar Mágico, do Centro de Educação Infantil Pequenos Brilhantes, foi aprovado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG
Contribuir com o desenvolvimento de pessoas de todas as faixas etárias é um dos propósitos da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG. Nesse sentido, através do Fundo de Desenvolvimento Regional, a Cooperativa apoiou o projeto Pomar Mágico, do Centro de Educação Infantil Pequenos Brilhantes de Cunha Porã/SC, envolvendo crianças da instituição em ações pedagógicas, voltadas ao meio ambiente.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Luciane de Oliveira, os pequenos contribuíram com o plantio da grama e das mudas de árvores frutíferas. “O projeto é pedagógico, porque as crianças participam de todo o processo, desde o plantio, estão atentas ao desenvolvimento – regam, cuidam e protegem –, observam o crescimento das frutas e, depois, poderão degustá-las. É lindo ver a maneira carinhosa que os meninos e meninas estão se envolvendo com o Pomar Mágico”, relata a secretária.
Nesse contexto, a mãe de aluno, Francieli Jappe Konzen, está contente com o envolvimento de seu filho e dos seus colegas. “As crianças estão felizes em participar do projeto. Além disso, elas vão se beneficiar bastante por usufruírem do espaço externo da creche e, com isso, poderão ter conhecimento sobre as árvores frutíferas e também aproveitarem, posteriormente, as frutas. Isso ainda resultará em grande aprendizado com relação à natureza, com foco no cuidado e respeito ao meio ambiente”, alega a mãe.
O projeto
A diretora do Centro de Educação Infantil Pequenos Brilhantes, Keli Nicolodi, conta que sua equipe ficou sabendo da possibilidade de inscrição de projetos no programa do Sicredi e resolveu participar. “Ficamos realizados por nossa iniciativa ter sido contemplada, por poder contribuir com o aprendizado das crianças, além delas poderem ter uma alimentação mais saudável, aproveitando os frutos das árvores que elas ajudaram a plantar e a preservar”, frisa a diretora.
O Fundo
Mais de 100 projetos foram beneficiados em 2021 por meio do Fundo de Desenvolvimento Regional da Sicredi Alto Uruguai. Esta iniciativa da Cooperativa, desde 2018 contribui com o desenvolvimento social, humano, ambiental e econômico dos associados e da sociedade.
As inscrições de projetos para este ano estão abertas e os interessados, que tenham uma iniciativa inovadora e empreendedora que agregue renda e qualidade de vida às pessoas, podem se inscrever. O regulamento está disponível em sicredialtouruguai.com.br.