Projetos do Fundo de Desenvolvimento Regional estão sendo executados em SC
Iniciativa da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, neste ano, destina mais de R$ 2,8 milhões para 236 projetos de entidades dos três Estados de atuação da Cooperativa
Valorizar iniciativas que contemplem a sociedade e contribuem com a evolução dos associados faz parte dos propósitos da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG. Com este intuito, a Cooperativa mantém o Fundo de Desenvolvimento Regional, que apoia projetos que têm a finalidade de contribuir com as áreas econômica, social e ambiental de todos os municípios de sua abrangência. Anualmente, o valor destinado está aumentando, assim como a quantidade de projetos contemplados. Em 2022, o valor designado ultrapassa os R$ 2,8 milhões, valorizando 236 projetos nos três Estados.
Ao longo deste ano, entidades locais e regionais, associações e instituições de ensino com e sem fins lucrativos, tiveram a oportunidade de cadastrar projetos de ação social. No início de julho, teve início o período para a execução destes projetos, com final do prazo para o término em 30 de novembro. A prestação de contas deve ser feita até dia 30 de dezembro.
Somente em Santa Catarina, foram contemplados 79 projetos. Um dos projetos aprovados, foi a 3ª edição do Empreendedorismo e Negócios, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas e pela Associação Comercial Industrial Serviços e Agronegócios de Cunha Porã/SC, que teve como tema “A cultura do empreendedorismo, o futuro começa hoje”, sendo realizado de 18 a 20 de agosto.
O presidente do Fórum, Aliceu Vacarin, está satisfeito com o apoio da Cooperativa. “Com a ajuda dos patrocinadores, como o Sicredi, conseguimos realizar um evento com palestrantes de nível nacional. Nosso intuito foi proporcionar formação, pois queremos que os empresários e colaboradores estejam sempre preparados para inovar, empreender e evoluir. Nesse sentido, agradecemos muito ao Sicredi por ter confiado em nós e no evento, através da destinação de recursos do Fundo, ação que na minha visão é fantástica. Por esta e outras iniciativas, com certeza o Sicredi é inovador, pois nos proporciona opções antes mesmo de pedirmos, através do Fundo, da Juntos Fazemos o Bem, entre outros programas sociais. Isso é maravilhoso, nos enobrece fazer parte desta Cooperativa”, frisa Vacarin.
Uma das participantes do Fórum, foi a presidente Apae, Ionara Elis Bourscheid Veit. “Estou muito feliz pelos aprendizados nestes dias de evento e também por podermos contar com um grande parceiro que é o Sicredi, que sempre está atento ao que a sociedade precisa. Faço parte também do Núcleo dos Contadores e a Cooperativa é nossa parceria nas iniciativas. Além disso, pela Apae, somos imensamente gratos pela ajuda que recebemos através do Fundo para mantermos a escola especial. Neste ano, com o recurso conseguimos concluir a transformação do estabelecimento, que foi reformado. Para isso, o apoio do Fundo foi fundamental, pois as verbas que recebemos do Estado, através dos benefícios tradicionais, não foram suficientes. Então, só temos a agradecer pelo apoio constante que recebemos do Sicredi”, salienta Ionara.
A Cooperativa
Representando a instituição, a presidente Angelita Marisa Cadoná, entende que a sociedade possui uma força gigantesca de transformação social, mas que precisa ser estimulada e retroalimentada constantemente. “Nos emocionamos ao visualizar a força da cooperação e do voluntariado que são expressados nos projetos encaminhados pelas entidades. Avaliamos que é a força do cooperativismo e do engajamento social que transforma vidas e realidades. Este é o propósito da nossa Cooperativa, engajar as pessoas para juntos construirmos uma sociedade mais humana, solidária, inclusiva e, consequentemente, muito mais próspera”, destaca a presidente.