Propriedade Sustentável contempla 30 famílias de dois municípios do Rio Grande do Sul
Programa da Sicredi Conexão, que está sendo desenvolvido em parceria com o Sebrae-RS, Cotrifred e Suinocultura Acadrolli, visa a melhoria das propriedades
Fomentar o empreendedorismo sustentável, promovendo a evolução da propriedade rural, por meio de transformações que possibilitem seu desenvolvimento continuado, bem como de seus núcleos familiares, visando melhorar os resultados, é o objetivo do Propriedade Sustentável da Sicredi Conexão. O programa, atualmente, está sendo desenvolvido em parceria com o Sebrae-RS, Cotrifred e Suinocultura Acadrolli, contemplando 30 famílias gaúchas.
Com estes grupos de produtores, a iniciativa foi lançada na terça-feira, 18, na Afucoper, em Frederico Westphalen, e na quarta-feira, 19, no auditório da sede da Sicredi Conexão, em Rodeio Bonito. Além dos agricultores contemplados, participaram também dos momentos os representantes de todas as instituições envolvidas, destacado suas expectativas com relação a este programa.
Segundo a presidente da Sicredi Conexão, Angelita Marisa Cadoná, a Cooperativa acredita que o investimento no desenvolvimento das pessoas é fundamental para a evolução econômica e social das regiões onde a instituição atua. “Neste ano, serão mais de 120 capacitações voltadas à formação técnica e de gestão, estruturadas com diferentes públicos. Ressalto também a importância das parcerias nestas ações, pois além de compartilhar conosco dos mesmos princípios e valores, a Cotrifred e a Suinocultura Acadrolli, que estão conosco nesta iniciativa, possuem também o propósito de agregar renda ao empreendimento rural e melhorar a qualidade de vida das famílias, por meio do desenvolvimento das cadeias produtivas do leite e da suinocultura. Com certeza, juntos somos mais fortes e prosperamos de forma mais sustentável, enquanto sociedade”, ressalta Angelita
A importância desta parceria é mensurada também pelo sócio-proprietário da Suinocultura Acadrolli, Sady Acadrolli.
– Estamos felizes em participar deste movimento, junto com o Sicredi e o Sebrae-RS, que vai facilitar a vida dos integrados, pois eles receberão orientações para gerir de forma mais eficaz a empresa rural, e também sobre como melhorar a propriedade, desde o cuidado com a limpeza, organização e embelezamento. Por isso, estamos também orgulhosos de poder proporcionar o curso a estas 15 famílias, assim buscamos fazer a nossa parte de sermos cidadãos que podem fazer algo pelo próximo –, explica Acadrolli.
Da mesma forma, o presidente da Cotrifred, Elio Pacheco, destaca que é uma satisfação para a instituição que ele representa estar participando desta intercooperação com Sicredi, juntamente com o Sebrae-RS, levando informações aos associados. “Sabemos que a formação vai agregar muito aos participantes, especialmente no que tange a atividade leiteira, e que através destes conhecimentos eles poderão ter mais rentabilidade nos seus negócios. Nosso objetivo maior é que o produtor cresça na sua atividade e seja feliz com seu trabalho. Para isso, não vamos medir esforços, pois entendemos que uma cooperativa cresce se seus associados também evoluírem”, frisa.
Quem ministra os módulos do programa é a equipe do Sebrae-RS, parceiro da Sicredi Conexão há quase 15 anos em diversos cursos. O gestor de projetos do Serviço, Ronaldo Kloeckner, enaltece durante este período, muitas ações foram desenvolvidas sempre priorizando os associados e a comunidade em geral. “No caso dos participantes de Frederico Westphalen e de Rodeio Bonito, com envolvimento também da Cotrifred e da Suinocultura Acadrolli, temos certeza da mudança positiva de comportamento dos dois grupos ao frequentarem os módulos, porque com as melhorias que eles mesmos fazem nas propriedades resultam em aumento da autoestima e da motivação, além de facilitar, e muito, o trabalho por terem uma propriedade mais organizada”, explica.
Módulos
Durante três meses as famílias receberão aulas e consultoria. As atividades iniciam com o desenvolvimento do Ambiente Saudável do Agro (ASA), que visa organizar o ambiente de trabalho, diminuindo desperdícios, preservando o meio ambiente e a saúde das pessoas com maior satisfação e melhor autoestima.
Posteriormente, o grupo trabalha a Gestão de Resultados (GERE), que objetiva melhorar a renda da propriedade, mediante mudança comportamental pela utilização dos fundamentos e das ferramentas da gestão da qualidade e sustentabilidade. A melhoria da renda está vinculada à preservação do meio ambiente e do bem-estar de todos os envolvidos.