São Carlos/SC passa a contar com a primeira Cooperativa Escolar
Assembleia de fundação contou com a presença de lideranças, autoridades e comunidade escolar, e passa a ser a maior em número de associados, entre as Cooperativas Escolares já constituídas pela instituição
Em assembleia geral realizada na quinta-feira, 25, a Cooper Pratas foi fundada oficialmente no Balneário de Pratas, em São Carlos/SC. A Cooperativa Escolar integra o programa da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, desenvolvido nas instituições de ensino. A assembleia de fundação contou com a presença de lideranças, autoridades locais e comunidade escolar, além de representantes do Sicredi.
As Cooperativas Escolares são associações de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados, por meio de uma proposta pedagógica que incentive a prática da cooperação. A iniciativa objetiva ampliar as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes, vivenciando experiências dos valores e princípios do cooperativismo.
De acordo com o professor orientador, Jair José Schena, o município vive um momento muito feliz, por ter a sua primeira Cooperativa Escolar. “Esta ação é formidável, pois estamos apostando no potencial destes estudantes. Dentro dos objetivos, o que tratamos com muito carinho é a formação de lideranças e de empreendedores, incentivando-os nestes aspectos desde a idade escolar. Temos certeza que quando adultas estas pessoas lembrarão dos aprendizados e experiências vividas na Cooper Pratas, pois estão vivendo momentos de cooperação, de aceitar as diferenças e de evoluírem juntos. Tanto que o lema escolhido pelos alunos é ‘Quem coopera, prospera’”, salienta o docente.
Em seu primeiro mandato à frente da Cooper Pratas, o presidente Willian de Oliveira Damião, está satisfeito com a oportunidade. “Eu vejo esta iniciativa do Sicredi como uma grande chance de crescermos, não só como pessoas, mas como comunidade também, pois aprendemos a trabalhar juntos, atendendo os anseios coletivos. Assim todos saem ganhando. Nesse sentido, só temos a agradecer ao Sicredi por ter acreditado no nosso potencial para termos a nossa Cooperativa e podermos nos desenvolver, ajudar a Escola Municipal Padre Nicolau Gouverneur e a sociedade. Vou me doar ao máximo para que todos os associados se envolvam, sugiram projetos, se ajudem nas dificuldades e que, assim, possamos evoluir juntos”, justifica Willian.
Esteve presente na assembleia geral, a presidente da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, Angelita Marisa Cadoná. “É uma satisfação poder acompanhar este momento, que é histórico por ser a primeira Cooperativa Escolar de São Carlos, sendo a maior em número de associados, somando 62, entre todas as já formadas pela instituição. Tenho certeza que investir em educação é investir em um mundo melhor. Então, parabéns pela iniciativa e pelo protagonismo. Contem com a intercooperação do Sicredi para desenvolvermos mais ações conjuntas e, assim, contribuirmos ainda mais com a nossa sociedade”, frisa.
O programa
A iniciativa está presente na Cooperativa desde 2018, e em 2021, novas formações foram iniciadas, com capacitação da equipe interna e de assessoria pedagógica para acompanhar as atividades e, também, aconteceu a retomada das ações das Cooperativas já existentes, com atividades paralisadas em função da pandemia. Além de Palmitos/SC – formada recentemente – e de São Carlos/SC, atualmente estão em processo de fundação Cooperativas Escolares em Erval Seco/RS, Seberi/RS, Rodeio Bonito/RS e Maravilha/SC.
As Cooperativas Escolares são destinadas a escolas municipais, a alunos do 6º ao 9º ano. A metodologia é baseada em jogos cooperativos gamificados, para facilitar a aprendizagem da criança e do adolescente. Através das fases desta metodologia, eles vão aprendendo sobre cooperativismo, são desafiados a encontrar um problema na comunidade para atuarem como voluntários, são incentivados a criar a marca/logo, a bandeira e o nome da Cooperativa. O programa está baseado na sua plenitude nas competências de cooperação, cidadania e no desenvolvimento de novas lideranças que é o que a sociedade precisa.