Sicredi Conexão contribui para fortalecer atendimento neonatal em Frederico Westphalen/RS

Por meio do Fundo de Desenvolvimento Regional, foram adquiridos equipamentos de última geração destinados à oxigenação de bebês prematuros

O Fundo de Desenvolvimento Regional da Sicredi Conexão tem contribuído diretamente para gerar impactos positivos nas regiões onde atua. Em Frederico Westphalen/RS, um projeto aprovado pelo Fundo irá reforçar o atendimento neonatal disponibilizado pelo Hospital Divina Providência (HDP).

Por meio da iniciativa, foi adquirido um equipamento de última geração destinado à oxigenação de bebês prematuros, o CPAP. A tecnologia permite manter os pulmões abertos, facilitando a troca gasosa de forma mais eficaz. Além disso, oferece suporte respiratório não invasivo e contribui para prevenir o colapso pulmonar. A tecnologia é essencial para aprimorar a resposta clínica em casos de prematuridade, proporcionando mais segurança às equipes médicas e às famílias atendidas.

A entrega ocorreu na manhã desta segunda-feira, 17, com a presença do gerente de relacionamento da Sicredi Conexão, Fernando Buriol; do médico pediatra, Edu Barros; dos juízes de Direito, Pedro Henrique Schidloski e Marco Aurélio Antunes; e de representantes da diretoria do Hospital.

Além do equipamento viabilizado pelo projeto aprovado no Fundo de Desenvolvimento Regional, uma segunda unidade foi adquirida por meio da destinação de recursos do fundo das penas alternativas, administrado pela Vara Criminal de Frederico Westphalen.

O médico pediatra Edu Barros destacou a importância dos novos equipamentos para o atendimento neonatal. “A grande maioria dos prematuros tardios ou moderados consegue ser tratada com esses aparelhos sem precisar ir para a UTI, o que garante muita eficácia nos tratamentos e o Sicredi, juntamente com o Judiciário, prontamente nos auxiliou com este equipamento, qualificando o trabalho realizado aqui no município”, ressaltou.

A presidente da Sicredi Conexão afirmou que a iniciativa reforça o impacto positivo do Fundo de Desenvolvimento Regional. “O Fundo foi pensado para contribuir não só com a saúde, mas também com a educação, o meio ambiente, a inovação e tantos outros segmentos que ajudam a construir uma sociedade melhor. Contribuir com esse avanço tão significativo para a saúde da região é um motivo de orgulho para todos nós. Afinal, essa é uma ação que conta com a aprovação dos próprios associados para a destinação de recursos e reflete o nosso compromisso em desenvolver os locais em que a Cooperativa está inserida”, destacou.

Sobre o Fundo de Desenvolvimento Regional

Criado em 2018, o Fundo de Desenvolvimento Regional da Sicredi Conexão apoia iniciativas inovadoras e empreendedoras voltadas ao desenvolvimento social, humano, ambiental e econômico. Desde então, já beneficiou mais de mil projetos na área de atuação da Cooperativa — que inclui o Norte do Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina e as regiões Sul e Zona da Mata de Minas Gerais. Apenas em 2025, mais de 300 iniciativas foram aprovadas, fortalecendo a construção de comunidades mais seguras, prósperas e sustentáveis.

Veja também