Sicredi Conexão inaugura usinas de geração de energia renovável em MG
Os empreendimentos, que visam a prática mais sustentável, foram viabilizados através da intercooperação entre a Cooperativa de crédito e a RenovaEco
As energias renováveis estão marcando cada vez mais presença na matriz energética brasileira e a Sicredi Conexão, através da sua forma de atuação, sempre busca garantir práticas mais sustentáveis no seu dia a dia. Uma delas, foi investir em usinas de geração de energia renovável. Dois destes empreendimentos foram inaugurados no sábado, 25, no distrito de Cruz Vera, em Brazópolis/MG, com a presença de lideranças e autoridades de toda a região, além de representantes da Cooperativa. Os nomes das duas usinas foram em homenagem a mães de associados fundadores da Cooperativa, sendo Usina Maria Aparecida Gonzaga e Usina Maria Ofélia Gonzaga Peres.
As obras fazem parte das ações de intercooperação, conduzidas entre a RenovaEco Cooperativa de Energia Renovável (responsável pela gestão de créditos de energia das usinas fotovoltaicas que operam na modalidade de geração compartilhada) e a Sicredi Conexão, relacionadas a práticas de sustentabilidade e fortalecimento da economia e desenvolvimento regional. As usinas produzirão cerca de 21MWh mensais de energia e atenderão as demandas das agências de Santa Rita do Sapucaí, Paraisópolis, Bom Repouso e nas duas agências presentes em Itajubá e Pouso Alegre. Ambas são remotas e contam com cerca de 300 painéis fotovoltaicos, que operam no modelo de geração compartilhada, o que possibilitará futuramente, nas mesmas instalações, ampliações para o atendimento das agências previstas no plano de expansão da Sicredi Conexão em Minas Gerais.
De acordo com Rodrigo Renó Gonzaga, presidente da RenovaEco, a maior fração será destinada às necessidades de consumo de energia de sete das agências do Sicredi Conexão no Sul de Minas Gerais, que prezam pela eficiência energética e uso consciente.
– Estamos muito felizes em manter esta parceria, que tem nos servido como inspiração desde que iniciamos nossas atividades. O Sicredi está, dessa forma, dando um passo adiante nas suas ações sustentáveis e levar para o associado essa prática sustentável de gerar a sua própria energia. Esse é um olhar alinhado ao que hoje, política ESG, dentro dessa parceria firmada, nós da RenovaEco estamos muito felizes e isso vem a fomentar as ações de intercooperação – ressalta Gonzaga.
A Sicredi Conexão
A energia solar é uma fonte alternativa, renovável e sustentável de energia. Por este motivo e visando à preservação ambiental, a Sicredi Conexão tem olhar atento à sustentabilidade. Por isso, ainda em 2020 viabilizou a primeira usina solar em Minas Gerais, instalada na agência de Cambuí.
Segundo o diretor executivo Marcio Girardi, a Cooperativa investe neste tipo de energia, porque tem preocupação constante com o futuro da população e do planeta. “Ser sustentável é ser bom para todos, mas acima de tudo para o planeta. Para nos ajudar no fortalecimento desta ideia, contamos com o apoio incondicional da RenovaEco, e com seus associados consegue mútuo resultado, com reciprocidade. Então, agradecemos esta parceria, através da qual fortalecemos o princípio da intercooperação e geramos inúmeros benefícios à sociedade, cuidando da natureza”, enaltece Girardi.
Da mesma forma, a presidente da Cooperativa, Angelita Marisa Cadoná, afirma que a parceria com a RenovaEco só vem a somar com as iniciativas de sustentabilidade que a instituição de crédito já pratica. “No cooperativismo, acreditamos que a sustentabilidade representa a essência e a continuidade do negócio. Nesse sentido, o investimento realizado reforça o nosso compromisso de promover e incentivar projetos sustentáveis nas esferas econômica, social e ambiental, fazendo jus ao propósito de juntos construirmos uma sociedade mais próspera”, justifica Angelita.
Projetos e ações
Como parte das medidas sustentáveis adotadas pela Sicredi Conexão, além da usina fotovoltaica recém-inaugurada em Brazópolis/MG, a Cooperativa também possui estruturas em Cambuí/MG e Rodeio Bonito/RS. Também, integrando as ambições estratégicas, a instituição projeta a construção de outra usina no Oeste de Santa Catarina.
Com foco de incentivar o consumo sustentável dos associados, a Cooperativa realizará os Feirões da Sustentabilidade, nos dias 14 e 15 de abril nos três Estados de atuação. De forma regionalizada os eventos acontecerão em três municípios: Frederico Westphalen/RS, Pinhalzinho/SC e em Pouso Alegre/MG.