Sicredi Conexão incentiva projeto terapêutico em Pinhalzinho/SC
Iniciativa com alunos da Apae local foi contemplada com recursos do Fundo de Desenvolvimento Regional
A Cinoterapia é uma atividade que utiliza o cão como facilitador no processo terapêutico. Visando este benefício aos atendidos, a Apae de Pinhalzinho/SC desenvolve esta iniciativa, contando com o apoio da Sicredi Conexão, através do Fundo de Desenvolvimento Regional.
De acordo com a psicóloga, Francieli Provensi, com a Cinoterapia o cão é um mediador, o co-terapeuta. “Este animal tem um papel fundamental nesse processo, pois é ele que motiva e engaja o aluno em participar dos atendimentos. O cão se envolve em ajudar na execução das atividades e o aluno demonstra seu melhor desempenho nas tarefas, para provar também ao cão que ele é capaz. Então, esta terapia facilitadora tem um benefício muito grande aos nossos educandos”, relata a profissional.
A psicóloga e cinoterapeuta, Daiane Berté descreve como é desenvolvida esta ação. “Iniciamos as sessões com a aproximação do cão em relação ao educando, para ver se ele vai ter uma boa aceitação. Se percebemos que o aluno está tendo algum desconforto com referência ao animal, temos um cão de pelúcia que é utilizado. Ele também traz auxílio ao tratamento, mas sempre primamos pelo animal, que tem ainda uma relação de carinho com os nossos atendidos”, explica Daiane.
Esta ligação de afeto também é mencionada pelo aluno, Eliseu de Oliveira Jesus. “Tenho como lembrança marcante na minha vida o dia que conheci o Dudu (nome do cão que participa da Cinoterapia). A minha primeira reação foi de fazer carinho e para minha satisfação ele na hora retribuiu. Então, para mim o Dudu é um amor e me ajuda muito. Para os demais colegas da escola ele também é bem importante, pois motiva a todos a melhor desenvolver as atividades”, conta Eliseu.
Apoio da Cooperativa
Com o incentivo proporcionado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional, a presidente da Apae de Pinhalzinho/SC, Marli Guillante, destaca a recente mudança positiva na rotina dos alunos, principalmente, devido a evolução constatada pela equipe de profissionais. “Esta terapia é extremamente importante. Quem está dentro da nossa instituição sabe o quanto este projeto muda a vida dos nossos alunos, o que nos alegra muito. Por este motivo, somos gratos ao Sicredi por este suporte e pelos demais apoios que já recebemos desta Cooperativa em outras oportunidades”, frisa Marli.
Como funciona
Com os recursos do Fundo de Desenvolvimento Regional, a Cooperativa apoia projetos de interesse coletivo e que contribuem para a transformação econômica, social, e ambiental nas regiões onde atua.
Se você é líder de uma entidade ou desenvolve ações que beneficiem sua comunidade, leia o regulamento e inscreva sua iniciativa. O prazo de inscrição de novos projetos segue aberto até 31 de maio de 2023. Para mais informações, incluindo o regulamento completo, acesse sicrediconexao.com.br/fundo