Sicredi Conexão proporciona cursos através do Capacitar
Somente neste ano, mais de 3,1 mil pessoas já foram contempladas com as ações promovidas pela Cooperativa
Para promover conhecimento, qualificação, agregação de renda e qualidade de vida, visando o desenvolvimento pessoal e profissional dos associados e da comunidade, a Sicredi Conexão possui o Programa Capacitar, oferecendo oportunidades gratuitas por meio de cursos. As formações são disponibilizadas também em parceria com entidades que buscam atender as necessidades dos participantes, como Emater, Sebrae, Senac, Sindicatos, Associações e entidades de classe.
Os cursos, palestras e capacitações são identificados de três formas: por solicitação dos associados, por sugestão dos colaboradores da agência, que podem avaliar oportunidades de formação, ou demandados pelos parceiros. Somente em 2022, a Cooperativa promoveu 115 ações nos seus três Estados de atuação – Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais –, beneficiando 5.232 pessoas. Neste ano, até o momento, já foram realizadas 42 atividades, contemplando 3.174 pessoas.
Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, foram desenvolvidas diversas ações de formação somente em 2023, envolvendo vários públicos. Mais recentemente, foi proporcionado o curso “Soldador básico rural”, em parceria com o Senar, em Frederico Westphalen, e está sendo realizado o “Programa especial mulheres em campo”, em parceria com o Senar, em três municípios – Seberi, Vista Alegre e Pinheirinho do Vale.
De acordo com uma das participantes Veroni Terezinha Orlando de Azevedo, de Vista Alegre, a formação está sendo de muita valia.
– Nos módulos já realizados observamos a importância dos conteúdos e o quanto serão úteis no nosso dia a dia. Começamos com uma reflexão sobre o nosso papel como mulher na propriedade e passamos a fazer um diagnóstico da propriedade, vendo-a como uma empresa que gera lucros, gastos e que precisa ser administrada com um bom planejamento. Além disso, discutimos estratégias e planejamento a longo prazo, para termos ações mais eficientes e assertivas. Estou muito contente com o aprendizado e, por isso, valorizo o Sicredi, juntamente com o Senar, por estar propiciando este ganho de conhecimento para nós e, principalmente, por estar priorizando a nós mulheres do campo – destaca Veroni.
Santa Catarina
Em Santa Catarina, foram desenvolvidas diversas ações de formação somente em 2023, envolvendo diversos públicos. Mais recentemente, foram proporcionados dois cursos: “Manutenção de tratores”, em parceria com o Senar, em Caibi, e “Nota Fiscal Rural”, em Pinhalzinho, além da palestra “Imposto de Renda na Atividade Rural”, em Cunha Porã.
Uma das participantes do evento de Cunha Porã, foi Andressa Zummach Poltronieri. A associada entende que a ação promovida pelo Sicredi foi muito importante para os agricultores, pois é um tema que gera insegurança a este público.
– Foi de grande valia a nossa participação, pois conseguimos esclarecer muitas dúvidas sobre o assunto. Sabemos que a legislação existe, assim como a obrigatoriedade, mas, às vezes, por falta de informação ou conhecimento os agricultores acabavam não fazendo a declaração do Imposto de Renda. Mas tenho certeza que quem conseguiu captar a mensagem apresentada na palestra, vai procurar profissionais habilitados para auxiliá-los na melhor forma de fazer esta declaração, assim evitando problemas futuros – acredita Andressa.
Minas Gerais
Em Minas Gerais, foram desenvolvidas diversas ações de formação somente em 2023, envolvendo diversos públicos. Mais recentemente, foram proporcionados dois cursos: Produção de Morango Semi-Hidropônico, em Tocos do Moji, com parceria da prefeitura, Senar, Emater e Sindicato, e Perfil do Empreendedor, em parceria com a Associação Educacional Disciplinar de Itajubá (AEDI), em Itajubá.
De acordo com uma das participantes, a associada de Tocos do Moji, Sigiani José Pereira, a capacitação atendeu todas as suas expectativas.
– O facilitador do curso é um exímio conhecedor da cultura do morango e tem muita facilidade em transmitir seu conhecimento, nos ajudando a ampliar os aprendizados. A rotina do produtor faz com que algumas técnicas se percam na prática do dia a dia e esta formação veio para relembrar a importância destes cuidados, e ainda implementar novidades que, por vezes, tínhamos dificuldade de acesso. Além disso, gostamos muito do contato com os demais produtores, pela troca de ideias e conhecimento, sendo momentos únicos de interação. Por estes motivos, somos gratos ao Sicredi e parceiros pela oportunidade através do curso, que gerou boas expectativas nos produtores com as propostas de trabalho que surgirão a mais na nossa sociedade – destaca Sigiane.
Proporcionar formação às pessoas contribui para o crescimento de uma sociedade cada vez mais próspera, o que integra os propósitos da Cooperativa. Nesse sentido, o assessor de Relacionamento, Rodrigo Castelli, acredita no impacto positivo que estas capacitações proporcionam, fomentando o desenvolvimento pessoal e profissional dos associados, levando informações que contribuem para a agregação de valores, principalmente voltados à evolução profissional. “Desta maneira, nos colocamos à disposição dos associados e entidades parceiras para ofertamos cursos que atendam às necessidades das pessoas que buscam este desenvolvimento”, salienta Castelli.