Sicredi é parceiro do Escritório Local de Inovação Rio da Várzea
O espaço, que é uma proposta de empreendedorismo, produção tecnológica e inovação, está localizado no Câmpus da UFSM, em Palmeira das Missões/RS
Com o viés da modernidade, sem esquecer sua essência e sempre com o olhar no fortalecimento da intercooperação, a Sicredi Conexão foi parceira, junto com a Sicredi Raízes e a Sicredi Região da Produção, na instalação do Escritório Local de Inovação Rio da Várzea. A inauguração do espaço, instalado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) câmpus de Palmeira das Missões/RS, aconteceu na quarta-feira, 14.
Participaram representantes das instituições envolvidas, incluindo do Conselho Regional de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (Corede) Rio da Várzea, dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal, e do Sindilojas local.
O objetivo da estrutura é fomentar o empreendedorismo, a inovação e o desenvolvimento regional nos 20 municípios componentes do Corede Rio da Várzea, por meio de um diagnóstico de problemas de gestão e da proposição de melhorias em processos de gestão em microempresas e órgãos públicos destes municípios. Isso será desenvolvido através de capacitações para gestores da região, com workshops, além de especializações com jovens, relacionadas ao empreendedorismo, inovação e gestão de negócios para fomento e consolidação do empreendedorismo a longo prazo.
Também é projetada a criação da Agrofeira Rio da Várzea, que servirá como espaço de comercialização direta de alimentos dos agricultores para os consumidores dos municípios do Corede e articulação de espaços físicos regionais de incubação de pequenos empreendimentos (startups).
De acordo com o a assessor de Processos e Qualidade da Sicredi Conexão, Diogo Baggiotto, que esteve presente na inauguração, a Cooperativa vem tratando a inovação como uma estratégia, por isso, está buscando e fortalecendo a conexão com diversos sistemas e ecossistemas de inovação, acompanhando e participando dos movimentos da quádrupla hélice. “Acreditamos que o incentivo à inovação é também uma forma de entregarmos o nosso propósito de construir uma sociedade mais próspera, então apoiamos mais esta iniciativa instalada na UFSM em Palmeira das Missões”, justifica Baggiotto.