Small Farm Hub passa a contar com espaço próprio de funcionamento
Inauguração contou com a presença de autoridades e lideranças, além dos responsáveis do projeto, que tem como mantenedoras a URI/FW e a Sicredi Conexão
Para fortalecer ainda mais o Small Farm Hub e para facilitar o desenvolvimento das propostas vinculadas à iniciativa, o projeto passou a contar com espaço próprio. A inauguração do ambiente de funcionamento, localizado em sala anexa ao Salão de Atos da URI/FW, aconteceu na sexta-feira, 4, na presença de autoridades e lideranças.
O Small Farm Hub é um dos primeiros ambientes inovadores no Brasil voltados ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para pequenas propriedades rurais. Ele propõe conectar produtores, empresas, startups, os diferentes níveis de governo, as instituições científicas e tecnológicas, as agências de fomento, organizações da sociedade civil e outros atores do ecossistema de inovação e empreendedorismo do agronegócio, para a troca de informações e co-criação.
O objetivo é fomentar o desenvolvimento de soluções que aumentem a sustentabilidade e competitividade das pequenas propriedades rurais da região, tornando-se referência para as cadeias produtivas relacionadas ao agronegócio.
O projeto surgiu a partir do Programa INOVARS da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, e faz parte do Ecossistema de Inovação da Região Produção e Norte – Agrotec Norte, que visa a formação de uma rede de inovação voltada às pequenas propriedades rurais. Neste sentido, o Hub atende as principais demandas da região, abrangendo 131 municípios no Norte do Rio Grande do Sul.
O Small Farm Hub, tem a URI, Câmpus de Frederico Westphalen, e a Sicredi Conexão como suas mantenedoras, que, abastecidas do propósito que norteia a existência das duas instituições, se propõe a atuar na geração de conhecimento e tecnologias em prol de toda a sociedade, buscando trazer eficiência nos serviços, minimizar impactos ambientais, econômicos e sociais, contribuir com maior geração de renda e modelos de negócio que sejam sustentáveis. Para isso, serão conectadas empresas, universidades e outras instituições que tenham o desejo de projetar e prospectar a inovação e o desenvolvimento regional.
Segundo a presidente da Sicredi Conexão, Angelita Marisa Cadoná, a Cooperativa nasceu do agro e não poderia deixar de apoiar esta iniciativa voltada às pequenas propriedades. “Atuamos com associados que utilizam tecnologias muito avançadas dentro deste setor e também com as pequenas propriedades que têm a necessidade deste apoio, de inovar e de buscar tecnologias para a evolução. Então poder, junto com a universidade, fazer com que estas pessoas tenham acesso a conhecimento, informação, poder contribuir com toda esta conexão, para nós é muito importante”, frisa.
Com relação ao novo espaço, Angelita entende que é o começo de uma grande caminhada. “Aqui muitas construções serão realizadas, através das quais serão geradas grandes oportunidades. Nossa ideia é colocar o Norte do Rio Grande do Sul no radar de inovação. Com isso, a inauguração é um momento marcante na vida da nossa região, porque o projeto simboliza este movimento de pensar e agir pelo desenvolvimento, abrangendo os diferentes agentes envolvidos. Então, estamos muito felizes por estar junto com a URI realizando este belo trabalho”, assegura a presidente.
A URI/FW e a Sicredi Conexão entenderam que, para além das possibilidades que os governos proporcionam com o fomento a projetos à região, também era necessário constituir uma iniciativa permanente, que não dependesse somente de editais públicos, então uniram-se para fazer a manutenção do Small Farm Hub.
– Além das duas mantenedoras deste projeto, entendemos que construir inovação não é um ato individual, precisamos de todos os parceiros, porque assim teremos mais força para buscar o desenvolvimento econômico e social da região. E este hub vem para isso, para conectar pessoas, instituições, ideias e para buscar soluções inteligentes para a região materializar este processo e também para encontramos soluções reais a cada situação que nos é apresentada – afirma a diretora geral da URI/FW, Silvia Regina Canan.
A partir de agora, a ideia é conectar o hub com toda a sociedade, mostrando que projeto busca soluções de problemas e, assim, poder ajudar as pessoas, as empresas e a sociedade como um todo a se desenvolver.