4 vantagens de investir em energia solar
Se você está buscando economia na conta de luz, investir em um sistema de energia solar é uma opção. De forma geral, o investimento pode ser uma boa solução para muita gente, no entanto, é preciso ficar atento a algumas características para saber se realmente vale a pena para o seu caso. Confira abaixo quatro vantagens de investir em energia solar:
1- Disponível para todos
Com o desenvolvimento da tecnologia, os sistemas de energia fotovoltaica passaram a estar disponíveis para todos. Qualquer pessoa ou empresa que tenha o interesse em investir em energia solar, pode. Mesmo com a ausência de raios solares chegando até a sua casa, é possível ter uma usina remota, em outra localidade, e mandar energia até um apartamento, por exemplo.
2- Economia de até 95% na conta de energia
De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar), a implantação de um sistema fotovoltaico pode reduzir em até 95% a conta de luz. Mas lembre-se: a sua conta de luz NÃO irá zerar, pois apesar de não haver consumo de energia da distribuidora, você ainda terá que pagar a taxa mínima de luz. Esse valor é cobrado para cobrir os custos que a distribuidora tem para manter a sua estrutura funcionando e a iluminação pública e, assim, disponibilizar energia para aqueles que necessitam.
3- Retorno do investimento em até oito anos
Pela lógica, quanto maior a tarifa cobrada pela empresa de energia elétrica, mais rápido vai ser o retorno do investimento em energia solar. Com base no atual cenário de tarifas, os especialistas estimam um retorno em até oito anos. Nas concessionárias que têm a tarifa mais baixa, pode estar “se pagando” entre cinco a seis anos, no pior cenário. E, mesmo que você faça um financiamento, o seu retorno do investimento não vai superar os sete ou oito anos.
4- É possível ter proteção nos painéis
Mesmo se tratando de um sistema com considerável resistência, o usuário deve estar atento aos problemas que podem afetar as placas de energia solar, causados por condições externas. Neste caso, o Sicredi também possui a possibilidade de contratação de seguros específicos para placas fotovoltaicas.
Quer saber mais sobre esse assunto? O tema foi abordado durante a última edição do programa “Prosa com o Agro”, que contou com a participação do professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Tiago Cassol Severo e do presidente da Cooperativa de Energia Renovável de Santa Rita do Sapucaí/MG (RenovaEco), Rodrigo Renó Gonzaga. A mediação foi feita pelo assessor de negócios do agronegócio da Cooperativa, Neimar da Rosa. Clique aqui para acessar.