Como será o cenário econômico em 2023?
Com o propósito de contribuir junto aos associados nas melhores decisões referentes a vida financeira, os colaboradores do Sicredi estão constantemente presentes com oficinas de Educação Financeira, mas, também, orientando para que o associado tenha a solução que mais se encaixe às suas necessidades. Com a entrada do novo ano, novas expectativas para o cenário econômico são geradas e o assessor de investimentos da Sicredi Conexão, Daniel Barbieri, traz uma perspectiva para 2023.
O impacto no dia a dia
Neste período do ano, é preciso se preparar e olhar para as reais necessidades pessoais e da família. Tendo em vista que o impacto maior é no poder de compra, é preciso avaliar preços, mas, mesmo assim, as expectativas de crescimento são boas para o Brasil. “É um momento de organização e ter um olhar para as necessidades do ano. Se é o momento de tomar um crédito ou aplicar o recurso. O impacto maior é no poder de compra, mas há uma expectativa muito boa de crescimento no Brasil também”, destaca o assessor de investimentos.
Alternativas de investimento
Segundo Barbieri, para aqueles que tem um perfil mais conservador, a poupança surge como a opção mais indicada. Há as opções em renda fixa para os associados que realizam aplicações em CDI e as novas opções que o Sicredi passou a ofertar.
“No ano passado, o Sicredi se posicionou como uma casa de investimento completa nas operações de renda variável, oferecendo também no portfólio ações, PDR e TF e Fundos Imobiliários, que até então não tinham no portfólio, além de opções a longo prazo, como a Previdência”, frisou.
Perfis de investimentos para o cenário
Em 2022, a aplicação mais rentável no país foi em CDI e, em 2023, a previsão é que, com a Taxa Selic permanecendo elevada, as aplicações em CDI seguem como as mais atrativas. “Essas aplicações se mantêm muito atrativas neste momento, mas respeitando sempre o perfil de cada um. Se a pessoa quer correr mais riscos, ou tem um perfil mais arrojado, pode aplicar em ações e outras operações também. Para o perfil mais conservador, a indicação é a tradicional poupança, que entrega também ótima rentabilidade no ano”, explica Barbieri.
Precisa de ajuda?
Em caso de dúvidas, em todas as agências Sicredi há colaboradores capacitados para orientar e tirar dúvidas dos interessados, sempre oferecendo a melhor opção, respeitando cada necessidade dos interessados, atuando como verdadeiros consultores financeiros para realmente ajudar os associados.