Descubra o seu Perfil de Investidor

Organizar as finanças e investir seu dinheiro é uma maneira de obter melhores resultados com ele e conseguir multiplicar seu patrimônio. Entretanto, os investimentos também envolvem riscos. Por isso, é preciso saber como organizar suas escolhas de forma mais precisa e conforme o seu perfil de investidor.

E por que conhecer seu perfil de investidor? Ele indica, entre outras informações, o nível de abertura ao risco que você tem ao aplicar seu dinheiro. Assim, ajuda também a entender quais são as alternativas mais adequadas para você.

Então, que tal saber tudo sobre o perfil do investidor e a sua importância? Continue com a gente e entenda mais sobre o assunto!

 

O que é perfil de investidor?


Cada pessoa tem sua personalidade, certo? Ela representa nossas características e preferências pessoais. Basicamente, nossa forma de viver. Também existe uma espécie de “personalidade” quando o assunto é investimentos. Afinal, os investidores não são todos iguais.

Uma das principais maneiras de entender qual é a sua forma de investir é identificando seu perfil de investidor. Ele tem relação, especialmente, com os riscos que você está disposto a correr e com as prioridades que tem ao fazer suas aplicações.

Enquanto alguns investidores priorizam a segurança e a estabilidade, outros dão preferência para a busca por rendimentos. Não é possível priorizar as duas coisas ao mesmo tempo, pois, no mercado financeiro, as possibilidades de rentabilidade expressivas são acompanhadas de maior risco.

Então, seu perfil está ligado a como você vê essa relação. Existem três tipos principais. Acompanhe a seguir!

Conservador
Na equação entre segurança e rendimentos, o conservador prioriza a primeira. Ele está disposto a receber lucros menores para manter a quantia investida em segurança. Ou seja, não está interessado em colocar seu dinheiro em risco.

Por isso, os investimentos para pessoas conservadoras precisam ser mais seguros e estáveis. Por exemplo, as aplicações em Poupança, depósito a prazo, LCA e Fundos de Investimento de Renda Fixa de muito baixo ou baixo risco. Como não há grande volatilidade em relação ao valor aportado, eles se adéquam melhor aos conservadores.

Moderado
Os investimentos mais seguros costumam apresentar resultados limitados. De outro lado, quem deseja ganhos acima da média precisa considerar riscos maiores.

O perfil moderado busca equilibrar as duas coisas. Ele ainda tem interesse em proteger sua carteira de investimentos, mas também apresenta abertura maior ao risco em uma parcela da sua carteira na busca por melhores retornos.

Arrojado
O terceiro perfil representa o investidor que prioriza a rentabilidade. Ou seja, ele tem maior aceitação das oscilações que o mercado pode apresentar e, por consequência, dos seus investimentos. Sua busca maior é por lucros acima da média.

Isso não significa, no entanto, que o investidor arrojado se expõe a riscos sem planejamento. Na verdade, o ideal é que ele tenha uma estratégia eficiente para manejar as ameaças e, inclusive, aplicar parte do seu dinheiro em alternativas mais seguras.

Ao conhecer os três perfis, você pode se identificar com algum deles e começar a perceber qual combina mais com o seu estilo. Quer descobrir seu perfil de investidor para começar a fazer seus investimentos? Clique aqui.

 

Fonte: Blog do Sicredi

Veja também

Publicado há 1 ano, em 12/10/2023

Como abordar a Educação Financeira com crianças?

Publicado há 1 ano, em 26/04/2023

6 mitos e verdades sobre o cartão de crédito

Publicado há 1 mês, em 25/10/2024

Conhecendo a tributação de investimentos em Renda Variável