O que fazer no atual cenário de investimentos?

Em um cenário econômico global marcado por turbulências e incertezas, os últimos acontecimentos têm exigido uma abordagem cuidadosa e estratégica por parte dos investidores. 

Recentemente, o agravamento dos conflitos no Oriente Médio e retomada no preço das commodities, desencadeou uma escalada nos preços do petróleo, provocando oscilações nos mercados mundiais. Essa situação contribuiu para uma revisão para cima das projeções de inflação e da taxa Selic pelo Banco Central do Brasil, intensificando a volatilidade nos mercados locais. Em meio a esse contexto, o dólar se fortaleceu em relação ao real, enquanto o Ibovespa registrou quedas, refletindo a sensibilidade dos mercados às mudanças geopolíticas e econômicas.

Além disso, no mercado internacional, há uma certa atenção ao mercado financeiro nos EUA, tendo em vista sua manutenção de taxas de juros, que impacta diretamente na nossa taxa Selic.

Com o seu mercado ainda aquecido, inflação reduzindo em um ritmo lento e movimentação de eleições, o FED ainda prevê manutenção nas taxas de juros, o que faz com que haja grande atratividade de investimentos estrangeiros no país, impactando na saída de recursos da nossa bolsa de valores e desvalorização do real frente ao dólar.

Essas flutuações têm impactos diretos no cotidiano dos investidores. O aumento nos preços dos produtos e serviços pressiona ainda mais a inflação, tornando o custo de vida mais elevado. 

Diante da perspectiva de manutenção da taxa Selic em patamares elevados, o consumo tende a se contrair, refletindo um mercado mais desaquecido. Esse ambiente incerto muitas vezes leva os investidores a reduzirem o uso do crédito e a aumentarem a poupança como forma de proteger suas finanças. No entanto, em um cenário de volatilidade, é crucial uma análise cuidadosa do perfil do investidor e uma alocação inteligente dos ativos para garantir a segurança e a melhor alocação dos ativos.

Apesar dos desafios, surgem oportunidades para aqueles que sabem onde procurar. Com a tendência de queda da taxa Selic a médio e longo prazo, investimentos prefixados, como RDCs e LCAs prefixadas, oferecem uma opção atraente. Esses produtos garantem uma rentabilidade definida no momento da aplicação, proporcionando previsibilidade e segurança em um contexto de incerteza. Para o curto prazo, considerando a instabilidade das taxas de juros, investimentos pós-fixados podem ser mais adequados, oferecendo flexibilidade e liquidez.

Além disso, para os investidores interessados no mercado de ações, a volatilidade pode criar oportunidades de compra em setores subvalorizados ou com potencial de crescimento. A bolsa de valores pode ser uma opção para aqueles que buscam diversificar suas carteiras e capturar retornos atrativos em um cenário de queda da taxa de juros.

Porém, antes de qualquer alocação de recursos, é preciso entender os objetivos de curto, médio e longo prazo, tal como o perfil adequado para investimentos, na hora de escolher o melhor investimento. Conhecimento sobre mercado, necessidade de liquidez e riscos envolvidos, são os principais fatores para a tomada de decisão e, muitas das vezes, decisões erradas podem custar o dinheiro de toda uma vida. Sendo assim, ao olharmos para o ciclo das taxas de juros, podemos perceber movimentações com prazos de até 1 ano, trazendo oportunidades para aqueles que buscam rendimentos no curto prazo, tal como investimentos em produtos pós-fixados, e oportunidades para aqueles buscam o longo prazo, a partir de 1 ano, tendo como opção investimentos prefixados. 

Portanto, se atualizar sobre o mercado, fazer um planejamento financeiro e conta com uma instituição financeira que preza pela melhor alocação do recurso, focado no associado, é fundamental para a construção de uma vida financeira mais segura e rentável.

Sempre importante lembra que no Sicredi o associado, além de contar com um portfólio de mais de 300 produtos e serviços, também conta um time especializado em investimentos, localizado em Pouso Alegre e participa da distribuição de resultados anuais da sua cooperativa, sendo um diferencial e um plus a mais no rendimento dos seus investimentos.

Entre em contato conosco através do telefone (35)3112-3010 ou nos procure no nosso escritório de investimentos em Pouso Alegre/MG, que fica localizado na Rua Cel. Otávio Meyer, 160, Sala 128, Galleria Pa Shopping. 

*Por Ian Ottani - Analista de desenvolvimento de negócios da Sicredi Conexão

Veja também

Publicado há 5 meses, em 20/03/2024

Descomplicando o Imposto de Renda: o que é, prazo e quem deve …

Publicado há 11 meses, em 09/10/2023

Drex não é PIX

Publicado há 8 meses, em 27/12/2023

Principais dúvidas sobre o seguro residencial do Sicredi