Taxação do Sol: ainda vale a pena ter energia solar?
Desde a vigência do novo Marco Legal da Geração Distribuída, popularmente conhecida como “Taxação do Sol”, uma série de dúvidas têm sido geradas na comunidade sobre os custos para a instalação de sistemas fotovoltaicos (energia solar). A nova legislação está em vigor desde o dia 7 de janeiro e ela prevê a tributação de 15% em cima da energia excedente para este ano.
Apesar disso, o professor da Universidade de Caxias do Sul/RS (UCS) e coordenador do Fórum do Rio Grande do Sul da Energia Solar, Tiago Severo, explica em sua participação no podcast Momento Sicredi Conexão, que a cobrança não chega a cinco centavos no Rio Grande do Sul.
– Se você está consumindo energia direto para o seu eletrodoméstico, você não vai ser tarifado, ele não passa para a rede elétrica. Agora, se o seu sistema solar gerou energia e você não utilizou, mas “puxou” de novo à noite, aí sim vai ser tarifada, mas bem pouquinho. Ou seja, quando utiliza a estrutura de uma das concessionárias, vai ser onerada só um pouquinho o equivalente a, no Rio Grande do Sul, três ou quatro centavos, ou 5% do valor da fatura. – detalha Severo.
Clique aqui e ouça o episódio competo do podcast.
Ainda vale a pena
O professor ainda destaca que os retornos deste tipo de investimento continuam sendo consideráveis, tanto na fatura de energia elétrica, quanto na valorização do imóvel. “Sim, vale a pena. Eu digo para todo mundo, que se você instalar em 2023, continua tendo um retorno de investimento muito próximo ao que se tinha antes, em torno de quatro anos. Isso é uma coisa que, às vezes as pessoas não estão entendendo, então, é preciso ir atrás de boas empresas, experientes, que façam bons dimensionamentos.”, detalha Severo.
Visando incentivar ainda mais o consumo sustentável, a Cooperativa irá realizar a primeira edição do Feirão de Sustentabilidade, nos dias 14 e 15 de abril, das 9h às 18h. De maneira regionalizada, serão realizados os eventos nos seguintes municípios:
- Rio Grande do Sul: Frederico Westphalen – Praça da Matriz
- Santa Catarina: Pinhalzinho – Praça do Lago
- Minas Gerais: Pouso Alegre – Estacionamento do Hipermercado Baronesa