A declaração do Imposto de renda pode ajudar projetos sociais
A partir das leis de incentivos fiscais, a destinação da contribuição da Pessoa Física pode transformar realidades
Por meio do Imposto de Renda, o contribuinte pode apoiar a construção de uma sociedade mais próspera sem custo adicional. Isso porque, através das leis de incentivos fiscais é possível auxiliar projetos sociais e também culturais, destinando parte do imposto da Pessoa Física aos fundos municipais, desde que o fundo esteja apto a receber o recurso.
Para se enquadrar, a pessoa deve declarar o Imposto de Renda de forma completa e tem dedução limitada a 6% do imposto devido dentro do exercício. Se o contribuinte tiver Imposto de Renda a restituir na declaração, o valor doado será somado à restituição. Se tiver Imposto de Renda a pagar, o valor doado será subtraído. O processo é bem simples e pode ser feito pelo contribuinte ou pelo seu contador. Na hora da declaração será necessário informar os dados da instituição beneficiada e o valor exato da doação.
De acordo com o assessor de relacionamento da Sicredi Conexão, Rodrigo Castelli, também é possível doar aos municípios que tenham o Fundo da Criança e do Adolescente, com projetos do Programa A União Faz a Vida já cadastrados ou outros projetos que o contribuinte conheça, embora não haja a alternativa de escolher especificamente o projeto que receberá a doação e sim o fundo.
– Se você ficou interessado em realizar uma doação que possa impactar sua comunidade, sem gastar mais para isso, procure seu contador e busque sanar todas suas dúvidas. Com esta contribuição, é possível colocar em prática os princípios do Cooperativismo e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que criam uma unidade entre os valores que guiam o nosso propósito de construir juntos uma sociedade mais produtiva – enaltece Castelli.
Como funcionam as leis de incentivo
As leis de incentivo são uma renúncia fiscal, em que o poder público abre mão de parte do que receberia em impostos e permite que as pessoas escolham projetos, devidamente aprovados, para os quais esse recurso poderá ser destinado.
O objetivo é incentivar e potencializar o desenvolvimento de iniciativas sociais que podem gerar impacto positivo na sociedade, oportunizando que todos tenham condições de se desenvolver e prosperar.