Dez famílias de Cunha Porã/SC concluem o Propriedade Sustentável
Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG e Sebrae-SC desenvolvem a capacitação com o intuito de fomentar o empreendedorismo sustentável e a evolução da propriedade
Com o objetivo de proporcionar melhores resultados financeiros e mais qualidade de vida aos participantes, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG realiza o Propriedade Sustentável, e em Cunha Porã/SC, 10 famílias concluíram o programa na última semana.
A iniciativa, aplicada em parceria com o Sebrae-SC, é baseada em consultorias nas propriedades, através do D-Olho na Qualidade Total Rural. Durante a formatura, o integrante da gerência do Sebrae do extremo oeste catarinense, Miguel Ângelo Gomes Garrido, ressaltou a parceria com a Cooperativa e enalteceu iniciativas como esta que visam agregar conhecimento aos produtores.
Uma das participantes da capacitação foi Maiara Muller, moradora da linha Santo Antônio. A produtora enfatiza que foi importante fazer o curso, pelos aprendizados interessantes e pelos benefícios alcançados. “Através desta formação, conseguimos ver como a nossa propriedade é bonita. Com um pouco mais de cuidado e organização, sem investir muitos recursos financeiros, só reutilizando o que tínhamos em casa, conseguimos embelezá-la e deixá-la muito mais aconchegante”, frisa.
Sobre o apoio do Sicredi, a agricultora garante que a instituição desenvolve um trabalho importante. “Gostamos muito do atendimento dos colaboradores e da forma que a Cooperativa atua. Além de serem parceiros nos nossos negócios para evoluirmos na propriedade, o empreendimento oferece estes programas sociais, que atuam com o lado pessoal do associado, se preocupando com o ser humano na sua essência. Além disso, nos ensinam mais sobre cooperativismo e como nos desenvolvermos como pessoas. Isso me deixa muito feliz. Nesse sentido, só temos gratidão por esta instituição ter nos escolhido para participar do programa, porque agregou muito na nossa vida”, menciona Maira.
Através do pilar da sustentabilidade, a Cooperativa disponibiliza mais de 15 programas sociais aos associados e à comunidade, entre eles, o Propriedade Sustentável. De acordo com o gerente regional de desenvolvimento em Santa Catarina, Irajá Turchetto, com o programa a instituição busca potencializar o empreendedorismo rural, levando desenvolvimento, agregando conhecimento às famílias, oportunizando um olhar de gestão mais detalhado para melhorar a produção, a eficiência e, consequentemente, obter melhor qualidade de vida. “Para alcançar esta eficácia, há vários anos temos a parceria com o Sebrae, através de seus facilitadores que visitam a propriedade e apoiam os cursistas nesta evolução da propriedade, fomentando o empreendedorismo sustentável”, ressalta o gerente regional.