Famílias de Palmitos/SC formam-se no Propriedade Sustentável
Sicredi Conexão e Sebrae-SC desenvolvem a capacitação com o intuito de fomentar o empreendedorismo sustentável e a evolução da propriedade
Para identificar os desafios e as necessidades, além de conseguir colocar em prática os ensinamentos para contribuir com a evolução da propriedade, oito famílias de Palmitos/SC participaram de capacitação. Através do Propriedade Sustentável da Sicredi Conexão, com a metodologia do Qualidade Total Rural do Sebrae-SC, os produtores receberam 59 horas aulas, sendo 44 horas teóricas e 15 horas de consultoria na propriedade. O treinamento iniciou dia 10 de junho e a formatura aconteceu dia 7 de novembro.
O consultor do Sebrae-SC, João Batista Schneider, que atua no Qualidade Total Rural há mais de 20 anos, assegura que o programa prevê a sustentabilidade das propriedades rurais. “Nosso intuito é orientá-los para que tenham indicadores confiáveis, ferramentas de gestão a serem aplicadas, isso inclui saberem os custos de produção, receitas, despesas e resultados. Para nossa grata satisfação, há grande evolução dos empresários rurais. Nesta turma, especialmente, tivemos surpresas muito positivas, com resultados bem significativos, o que mostra que alcançamos nossos objetivos”, salienta o consultor.
Um dos agricultores participantes foi Dione Lamb Pereira, da linha Nova Santa Cruz.
– Quando começamos o curso não tínhamos controle de nada, não sabíamos o total do patrimônio, quanto lucrávamos, quanto eram as despesas e nem o lucro. Agora, sabemos onde temos que melhorar e qual caminho percorrer para isso. Já foi possível aumentar a produção leiteria e chegamos no valor real do nosso lucro. Então, nosso avanço foi grande, o que nos deixa muito contentes – frisa.
Pereira é associado do Sicredi há anos e afirma que a Cooperativa sempre esteve presente na evolução da propriedade. “Esta instituição é nossa parceira e nos apoia nas nossas demandas, inclusive o nosso último financiamento foi para a aquisição das placas solares. Além disso, tivemos a grata satisfação de sermos convidados para participar do Propriedade Sustentável. Este programa nos proporcionou o discernimento e mais conhecimento na área financeira, para, assim, planejarmos melhor os investimentos. Por isso, o Sicredi é muito importante para nossa família e para toda a nossa comunidade também”, assegura o produtor.
A conselheira da Cooperativa, Giovana Giacomolli, esteve presente na formatura do grupo. Ela elogiou a iniciativa dos participantes de buscarem qualificação. “Com estas instruções é possível melhorar a produtividade, a gestão financeira e a lucratividade. Estou muito satisfeita com o resultado que vimos na apresentação de cada formando, sinal que o programa cumpriu sua finalidade de ajudá-los. O Sicredi busca soluções financeiras, mas sempre tem presente as suas ações sociais que beneficiam os associados, como é o caso do Propriedade Sustentável, que também foca no desenvolvimento das pessoas e das propriedades”, finaliza Giovana.