Vinte famílias gaúchas concluem o Propriedade Sustentável
Programa foi desenvolvido pela Sicredi Conexão, em parceria com o Sebrae-RS, Cotrifred e Suinocultura Acadrolli
A Sicredi Conexão realiza o Propriedade Sustentável já tendo contemplado centenas de famílias ao longo dos anos com o programa. O objetivo é fomentar o empreendedorismo sustentável, promovendo a evolução da propriedade, por meio de transformações que possibilitem seu desenvolvimento continuado, bem como de seus núcleos familiares, visando melhorar os resultados. Nesta edição, 20 famílias das microrregiões de Frederico Westphalen/RS e de Rodeio Bonito/RS foram beneficiadas. A iniciativa contou com a parceria do Sebrae-RS, da Cotrifred e da Suinocultura Acadrolli.
O programa, que é dividido em módulos, com aulas e consultoria, iniciou no mês de julho e a formatura dos grupos aconteceu no dia 12, na Afucooper, em Frederico Westphalen, e no dia 13, no Centro de Eventos, em Rodeio Bonito, contando também com a presença dos representantes de todos os parceiros.
De acordo com o diretor de Operações do Sicredi, Neimar da Rosa, ressaltou os resultados já apresentados pelos participantes. “Saber que eles estão colocando em prática o que aprenderam nos módulos, demonstrando a evolução alcançada e se motivando com os resultados, é muito gratificante. Isso porque, é missão da Cooperativa contribuir com o desenvolvimento das pessoas e das sociedades onde atuamos e, temos certeza, que os conhecimentos adquiridos estão melhorando as propriedades dos contemplados, gerando mais qualidade de vida aos produtores”, acredita o diretor.
Já de acordo com um dos parceiros desta edição do programa, o proprietário da Suinocultura Acadrolli, Sady José Acadrolli, destacou a união entre as famílias em prol de melhorias na propriedade.
– Toda a família ganha, porque acreditamos que este entusiasmo é uma garantia de termos a sucessão rural e tem outro aspecto importante que é a ajuda mútua entre eles. Nos encontros, eles trocavam ideias e o que estava dando certo para um participante, era aproveitado também por outros integrantes do grupo. Chamo isso de corrente do bem. Por este motivo, entendo que este curso foi muito bom para os contemplados e para nós também por podermos ajudá-los a evoluírem –, salienta o empresário.
Participantes
Todos foram unânimes em frisar o quanto o programa fez diferença em suas vidas e um dos produtores foi Fábio Frighetto, morador da linha Sanga da Lage, em Pinhal/RS. Ele assegura que está com o entusiasmo renovado na propriedade.
– Aprendemos muito com relação à organização e como é importante manter as coisas nos seus lugares para facilitar o dia a dia. Além disso, notamos o quanto nossa casa e o pátio são mais bonitos se estiverem com os espaços ajeitados, ornamentados. Agora, dá mais ânimo chegar em casa e ver tudo no seu lugar, por isso, só tenho a agradecer pela oportunidade de participar deste programa – frisa Friguetto.